segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

'Foi instinto', diz mulher que lutou com criminoso ao ser puxada de carro

05/01/2015 07h12 - Atualizado em 05/01/2015 12h13

Casal de turistas passava o fim de semana em Praia Grande, SP.

Passageira afirmou que agiu por instinto de sobrevivência.

Do G1 Santos

O casal de turistas que foi vítima de uma tentativa de assalto na manhã do último domingo (4), na rodovia dos Imigrantes, altura de São Vicente, no litoral de São Paulo, conversou com o G1 sobre a ação dos criminosos. A passageira que foi puxada para fora do carro afirma que agiu por instinto de sobrevivência e que faria tudo novamente, caso necessário, mas não recomenda que outros reajam da mesma forma. A cena impressionante, que durou pouco mais de vinte segundos, foi flagrada pelo repórter-cinematográfico da TV Tribuna Toninho Pinheiro, afiliada da TV Globo.
Dois criminosos se aproveitaram de uma longa fila de carros que seguiam para São Paulo e, quando o semáforo ficou vermelho, a dupla abordou o casal. A família vive em Rio Claro, no interior do Estado, e passava o fim de semana em Praia Grande. A dupla estava a pé e, com uma arma, um deles intimidou o motorista gritando para que ele saísse do carro. O motorista, que é engenheiro, não obedeceu por acreditar que a arma seria de brinquedo e levou um soco no rosto.
Mesmo com a recomendação da Polícia de que não se deve reagir à tentativa de assalto, a psicóloga de 57 anos que estava no banco do passageiro e prefere não se identificar, acredita que ela e o marido agiram por instinto. “É tão rápido que é um instinto de sobrevivência. Quando ele gritou ‘sai do carro e me dá a bolsa’, eu tinha quatro celulares,  minha carteira, a do meu marido e documentos. Se eu deixasse não sei quanto tempo levaria para recuperar. Eu sei que poderia estar morta, mas tive que lutar pela minha sobrevivência, pelo meu marido e por mim mesma”, desabafa.
  •  
Assaltante segura arma após assalto na rodovia dos Imigrantes (Foto: Reprodução/G1)Assaltante segura arma após assalto na rodovia dos Imigrantes (Foto: Reprodução/G1)
Antes de um dos criminosos contornar o carro para tentar arrancar a bolsa, a passageira chegou a abrir a porta do carro para pedir ajuda. Em seguida, ela é surpreendida pelo suspeito e, como a vítima se nega a entregar a bolsa, os dois trocam chutes e a lente do óculos dela cai na pista. Após a confusão, o semáforo fica verde e o motorista consegue sair com o veículo. "Eu abri a porta para gritar e pedir ajuda e a gente se chutou.  Ele falou para eu descer, porque viu a bolsa no chão e eu falei que não ia dar", relata.
  •  
Assaltante anda pela rodovia dos Imigrantes armado (Foto: Reprodução/G1)Assaltante anda pela rodovia dos Imigrantes
armado (Foto: Reprodução/G1)
O casal costuma passar fins de semana no litoral há mais de 40 anos. A vítima entende que o policiamento na região era suficiente e que passou por viaturas na estrada, no entanto, a presença de ambulantes e pessoas pedindo dinheiro ao longa rodovia confundem e distraem os motoristas, facilitando a ação de criminosos.
Depois do susto, ela e o marido afirmam que tiveram receio e agradecem por estarem vivos. De acordo com ela, o marido percebeu que a arma poderia ser de brinquedo e, quando a dupla se atrapalhou, ele tentou arrancar com o carro. "Todos nós nascemos de novo. Jamais deveríamos ter feito isso porque é uma imprudência, mas naquele momento a nossa atitude foi a melhor possível. Talvez, em outro momento, em outra hora, outro local e dia, eu e meu marido faríamos diferente. Mas da forma que eles vieram eu agiria novamente igual. Era o que eu poderia fazer. Foi a minha reação", acredita.
Os turistas procuraram uma viatura da Polícia Militar que estava próxima ao local para explicar o que tinha acontecido, mas não registraram boletim de ocorrência porque estavam assustados. Equipes das polícias Militar e Rodoviária, além do Batalhão de Ações Especiais da PM (BAEP) fizeram ronda em alguns bairros da cidade à procura dos criminosos, mas nenhum deles foi encontrado. O Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE) também percorreu trechos da rodovia.
Equipe de reportagem foi abordada por bandidos na Padre Manoel da Nóbrega, em São Vicente (Foto: Cássio Lyra/G1)Equipe de reportagem foi alvo de criminosos na
Pe. Manoel da Nóbrega (Foto: Cássio Lyra/G1)
Padre Manoel da Nóbrega
Além da tentativa de assalto aos turistas, uma equipe de reportagem do jornal O Estado de São Paulo teve o carro e equipamentos roubados na pista marginal da Padre Manoel da Nóbrega, também na altura do bairro Humaitá, em São Vicente.
O crime aconteceu por volta das 14h30 de domingo, enquanto a equipe fazia fotos do movimento nas estradas na volta para São Paulo. O repórter-fotográfico Rafael Arbex foi rendido por um homem armado enquanto clicava o congestionamento. No mesmo instante, outros dois suspeitos abordaram o motorista Celso Mariano de Marchi, que aguardava dentro do veículo.
Segundo as vítimas, assim como aconteceu na rodovia dos Imigrantes, a ação também levou poucos minutos. O trio fugiu com o automóvel que não tinha identificação de imprensa, com os equipamentos fotográficos e objetos pessoais, como dois celulares e um laptop. O veículo foi encontrado horas depois em uma comunidade no bairro Jardim Rio Branco, em São Vicente. Os profissionais estiveram no 3º DP da cidade, porém, como a unidade estava sem sistema, causado pela falta de energia elétrica, as vítimas foram orientadas a prestar queixa do roubo na Capital.

Nenhum comentário: