André Brant/Hoje em Dia
posse de fernando pimentel
O governador eleito passa pela tropa dos Dragões da Independência

O petista Fernando Pimentel foi empossado na manhã desta quinta-feira (1º) como governador do Estado. A solenidade ocorreu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde o político firmou compromisso constitucional de posse. Além de Pimentel, o vice Antônio Andrade (PMDB) também assumiu o cargo.
 
Como de praxe, antes de se tornar governador e vice, Pimentel e Andrade passaram pelos Dragões da Inconfidência da Polícia Militar. No plenário da Assembleia, eles entregaram suas declarações de bens para o presidente da Casa, Dinis Pinheiro (PP), que conduziu a cerimônia. Na sequência, o novo governador fez seu discurso na tribuna da ALMG.
 
A posse começou por volta das 9h30. O rapper Flávio Renegado, músico do Alto Vera Cruz, região Leste de Belo Horizonte, cantou o hino nacional. Além de parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmaras municipais, integrantes de movimentos sociais e sindicatos prestigiaram o evento
 
A solenidade foi breve, uma vez que Pimentel faz questão de comparecer à posse da presidente reeleita Dilma Roussef (PT), em Brasília, marcado para às 15 horas.
 
O público só poderá acompanhar a cerimônia depois que Pimentel deixar a Assembleia e seguir em cortejo para a Praça da Liberdade, rumo ao Palácio da Liberdade, onde o governador receberá do antecessor Alberto Pinto Coelho (PP) o Grande Colar da Inconfidência.
 
É a primeira vez que o PT assume o governo de Minas, após 12 anos de hegemonia do PSDB. Fernando Pimentel foi eleito no 1º turno e recebeu 5,3 milhões de votos. Ele ficará à frente do Executivo pelos próximos quatro anos.
 
Gasto
 
O evento da posse está sendo organizado há pelo menos um mês, durante reuniões na Cidade Administrativa feitas pelo Cerimonial do Governador, da Superintendência Central de Eventos e Assessoria de Imprensa do Governador.
 
De acordo com as assessorias de imprensa do PT e do governador Fernando Pimentel, a solenidade de posse é paga exclusivamente pela atual gestão do Estado, sendo que a posse oficial na Assembleia entra no orçamento deste ano na Casa. Os valores, porém, não foram informados.