terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Enquete sobre entrega de armas para a Guarda Municipal divide leitores

POLÊMICA

Votação feita pelo portal O Tempo mostra que 51% dos internautas concordam que agentes municipais devam carregar armamento letal

PUBLICADO EM 20/01/15 - 18h44
Uma antiga reivindicação da Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH), o porte de armas letais pela corporação veio novamente à tona, após a confusão entre os agentes da prefeitura e policiais militares, ocorrida na tarde da quinta-feira,15 de janeiro. Desde sua formação, em 2003, a GMBH solicita os guardas tenham porte de arma, em 2005 a prefeitura chegou a comprar 500 armas, que atualmente estão guardadas em um deposito do Polícia Militar.


O portal o tempo realizou uma enquete entre seus leitores sobre o tema e 51% (607 votos) dos participantes se colocaram favoráveis ao armamento da Guarda Municipal e 49% (592 votos) dos internautas foram contrários. O resultado mostra que o tema ainda gera polêmica e que os moradores da capital estão divididos.
Atualmente os guardas municipais portam armas de taser (tiros de choque) e esperam a liberação para o uso de armas de fogo. Na sexta-feira(16) a prefeitura anunciou que os procedimentos administrativos para que a GMBH fosse armada já estão em andamento, mas que apenas os agentes que ficam em pontos com risco de confronto receberão o equipamento.
Nesta segunda-feira, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) e representantes da Guarda Municipal se reuniram com integrantes da prefeitura para discutir assunto. Segundo a entidade trabalhista, a prefeitura teria reafirmado que toda a corporação receberia porte de arma. O Sindibel prepara uma assembleia geral para a próxima quarta-feira (21), quando o ponto será novamente avaliado.

Nenhum comentário: