terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Drone ajuda Polícia Militar a localizar plantação de maconha em Lavras

NO SUL DE MINAS

Dois irmãos foram presos no imóvel; suspeitos vendiam drogas em festas universitárias da região

PUBLICADO EM 20/01/15 - 19h34
Um drone ajudou a Polícia Militar de Lavras, no Sul de Minas, a localizar, na tarde desta terça-feira (20), uma plantação de 23 pés de maconha em uma residência, e a prender dois irmãos que atuavam vendendo entorpecentes em festas universitárias na região.

O equipamento, único em todo o Estado, foi usado pelos policiais para sobrevoar a casa localizada na avenida Samuel Gammon e fazer imagens da plantação. No local, a PM também apreendeu comprimidos de êxtase, lâminas de LSD e 150 gramas de maconha prensada.
Segundo o coronel Antônio Claret dos Santos, comandante do batalhão da cidade, os traficantes, um nutricionista de 32 anos e um advogado de 29, já eram monitorados há três meses. Ainda segundo ele, o drone foi fundamental para o êxito da operação montada para prender a dupla. “Hoje (ontem), montamos uma operação para tentar encontrar provas na casa dos suspeitos e, por isso, usamos o drone. Ao sobrevoar o local, o equipamento conseguiu flagrar a plantação. Era o que precisávamos para entrar na casa e prender os traficantes”, contou.
Após verem as imagens, os policiais entraram no imóvel e conseguiram prender o advogado em flagrante. Enquanto a operação acontecia na casa, policiais foram até o local de trabalho do nutricionista e também o prenderam. Em depoimento, o suspeito confessou a posse dos entorpecentes, porém, alegou que eram para consumo próprio.
De acordo com o coronel, o drone, que custou R$ 8.500, foi adquirido pela Polícia Militar, com apoio da prefeitura do município, em dezembro do ano passado. A ideia de usar o equipamento surgiu através de uma sugestão de um morador da cidade. “Temos um concurso da PM que se chama Prêmio Ideia Cidade Segura, em que os próprios moradores dão sugestões para melhorar o trabalho da polícia. As melhores sugestões são premiadas. Quando vimos a ideia do drone, achamos sensacional”, disse.
Ainda segundo Santos, agora, a Polícia Militar pretende espalhar a boa ideia por outros municípios da região. Para isso, um policial com experiência em aeromodelismo está dando treinamentos para os colegas de profissão. “Agora, existe a pretensão de comprar outros três equipamentos. Eles serão utilizados pelas polícias dos municípios de Oliveira, Campo Belo e Perdões. A expectativa é a de que, até fevereiro deste ano, os drones sejam adquiridos”, contou
.

Nenhum comentário: