quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Coreia do Norte ameaça EUA com 'guerra desastrosa' por causa de sanções

Diplomacia

Segundo a agência estatal norte-coreana, ditador ameaçou americanos com "uma saraivada de balas e bombas em seu próprio território"

Imagem da televisão estatal norte-coreana mostra Kim Jong-un empunhando um fuzil
Imagem da televisão estatal norte-coreana mostra Kim Jong-un empunhando um fuzil (Reuters/VEJA)
A Coreia do Norte ameaçou os Estados Unidos "com uma saraivada de balas e bombas em seu próprio território", se não retirarem as sanções impostas ao país, de acordo com notícia da agência estatal norte-coreana nesta quinta-feira. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, baixou uma ordem executiva na semana passada que autoriza a ampliação das sanções contra a Coreia do Norte depois de um ataque de hackers contra a Sony Pictures, que Washington atribuiu ao governo norte-coreano.
A Coreia do Norte, que negou ser a responsável pelo ataque, usa rotineiramente retórica agressiva, muitas vezes ameaçando iniciar uma guerra contra seus principais inimigos, os Estados Unidos e a Coreia do Sul. "Os Estados Unidos deveriam reverter sua política hostil em relação à Coreia do Norte por vontade própria, se não quiserem sofrer uma guerra desastrosa", disse a Comissão de Defesa Nacional, dirigida pelo líder Kim Jong-Un, segundo informou a agência de notícias KCNA.
Leia também
EUA reforçam sanções à Coreia do Norte por ataque à Sony

Em estreia de 'A Entrevista', público defende liberdade de expressão
Coreia do Norte ameaça atacar EUA e acusa Washington de estar por trás de filme 


"Adotamos esta posição, porque todas as sanções que os EUA impuseram à Coreia do Norte até agora são baseadas na hostilidade inveterada e na repugnância em relação ao país e na política hostil de Washington", disse o ditador, segundo a KCNA. As novas sanções dos EUA são destinadas a impedir o acesso ao sistema financeiro americano e incluem três entidades, entre as quais a agência de inteligência militar da Coreia do Norte, e pessoas com ligações com o comércio de armas.


Foto 1 / 47
AMPLIAR FOTOS
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acena de um barco durante inspeção de exercícios militares
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acena de um barco durante inspeção de exercícios militares - Reuters/KCNA/Reuters

Nenhum comentário: