segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Chineses invadem o comércio do Centro de Belo Horizonte

 por Rádio Itatiaia em Jornalismo / Atualizado 

Cerca de 200 mil chineses vivem atualmente no Brasil e muitos deles estão migrando de São Paulo para outras cidades, como Belo Horizonte. O Centro da capital mineira está lotado de comerciantes asiáticos, que tomam conta principalmente dos shoppings populares.

A reportagem da Itatiaia foi às ruas para conferir como os chineses vivem em Belo Horizonte (ouça as matérias abaixo). Poucos falam português e mesmo com a língua tão diferente do mandarim, acabam se entendo muito bem com os clientes. Muitos trabalham em shoppings populares, mas são pouco vistos em outros locais.

É raro encontrar um chinês no supermercado, no shopping, nos bares, no Mineirão ou nos pontos turísticos da capital mineira. Grande parte dos asiáticos mora na região central e não sai muito de casa.

Conforme alguns brasileiros que trabalham para os asiáticos, eles são sempre os primeiros a chegar e os últimos a sair das lojas. Clima, oportunidade de trabalho e o lucro maior são alguns motivos pela escolha de trocar a China pelo Brasil.

Nenhum comentário: