Leonardo Morais/Hoje em Dia
Escultura gigante de Chaves foi colocada na BR-381, em Governador Valadadres
Escultura gigante de Chaves foi colocada na BR-381, em Governador Valadadres

Uma escultura gigante de Chaves, imortalizado pelo ator mexicano Roberto Gómez Bolaños, deu graça e cor a paisagem cinza da BR-381 em Governador Valadares, no Leste do Estado. Sentado sobre um caixote, com mãos no queixo e olhar voltado para o KM 159 da rodovia, o menino travesso pode ser reconhecido de longe e, assim, sem nenhum esforço, vem mudando a rotina da churrascaria que o escolheu como mascote.
 
“Meu objetivo foi homenagear, imortalizar um ídolo da minha infância, mas fui surpreendido. Muitos que passam pela rodovia param aqui para ver de perto a escultura, fazer fotos e assim o movimento na churrascaria vem aumentando”, conta o empresário Faisal Homaidam, de 43 anos. A escultura foi produzida pelo artista plástico valadarense Evandro Caetano, custou R$ 50 mil e será inaugurada em março.
 
A data foi escolhida estrategicamente. “As férias terão acabado e o movimento caído”, revela. Uma programação está sendo preparada. De férias, o casal Júlio Marques e Tânia Bruno, ambos com 49 anos, e que seguia da Bahia para Santa Catarina, não resistiu à curiosidade e parou na churrascaria. Depois das fotos, resolveu almoçar. “A réplica é perfeita” analisa o técnico de elétrica contando que na adolescência, não perdia um capítulo da série “Chaves”.
 
“Eu também não perdia. Ele (personagem) merece essa homenagem”, completou a mulher de Marques. Entre os fãs mirins estava Gabriella Nembre Hilel, de 8 anos, que pousou para várias fotos. A mãe dela, a dona de casa Ana Valéria Gomes Nembre, de 42 anos, também não resistiu. “É um menino travesso, divertido, sem maldade e que retrata bem a inocência. Assisto e incentivo Gabriella a acompanhar as reprises”, diz.  
 
Bolaños
Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados "Chaves" e "Chapolin", morreu dia 28 de novembro do ano passado aos 85 anos. Bolanõs foi humorista, escritor, ator, produtor de cinema, televisão e teatro e dono de frases antológicas como "ninguém tem paciência comigo" e "não contavam com a minha astúcia", que marcaram gerações de fãs em toda a América Latina. A causa da morte, ocorrida em casa em Cancún, não foi confirmada.