Flávio Tavares/Hoje em Dia
ônibus catraca

O Movimento Passe Livre de Belo Horizonte utilizou o facebook para convocar uma manifestação contra o aumento das passagens de ônibus em BH e também na região Metropolitana para esta sexta-feira (9). Segundo o evento compartilhado na rede, o ato acontecerá a partir das 17 horas na Praça 7, no Centro da capital.
 
A intenção da ação é protestar contra o aumento das passagens dos ônibus da capital, que passaram de R$ 2,85 para R$ 3,10. Além disso, os ônibus metropolitanos tiveram um reajuste de 13%.
 
Esse aumento é, inclusive, alvo do Ministério Público de Minas Gerais. O promotor Eduardo Nepomuceno prometeu entrar com uma medida cautelar ainda nesta sexta-feira para suspender o reajuste, que está acima da inflação acumulada que é de 6,9%.
 
Em contato com o Hoje em Dia na quinta-feira, a BHTrans, empresa responsável por administrar o trânsito e o transporte público de Belo Horizonte, explicou que o reajuste das tarifas de ônibus, feito anualmente, é calculado segundo uma fórmula prevista nos contratos de concessão. Essa fórmula compreende a variação anual dos preços de cinco grandes itens de custo do sistema (óleo diesel, rodagem, veículos, mão de obra operacional, e despesas administrativas), calculada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e IBGE.