quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Após dez anos preso, Brasileiro será executado na Indonésia

PENA DE MORTE

Governo do país informou que Marco Archer Cardoso Moreira será morto por fuzilamento no próximo sábado (17); ele foi detido em 2003 por tráfico de drogas


PUBLICADO EM 15/01/15 - 08h13
Após dez anos preso, o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, será executado por fuzilamento no próximo sábado (17), segundo informou o governo da Indonésia. Essa é a primeira vez que a pena de morte será aplicada a um brasileiro no exterior.

Marco foi detido em 2003, tentando entrar no país com 13,4 kg de cocaína escondidos em uma asa-delta. Foi condenado por tráfico de drogas e preso, um ano depois. Em 2012, ele chegou a pedir que a presidente Dilma Roussef intervisse na decisão do governo da Indonésia. Dilma conversou com o então presidente Susilo Bambang Yudhoyono e entregou uma carta apelando pela não punição do brasileiro.
Entretanto, o atual presidente Joko Widodo está impondo uma linha mais dura contra o tráfico de drogas, diferente do seu antecessor.  Widodo prometeu executar todos os traficantes e é a favor da pena de morte, por acreditar que as gerações futuras podem ser afetadas pelo tráfico.
Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o brasileiro ficou assustado após saber da execução. Ele ficará isolado até o dia do fuzilamento, de acordo com o procedimento de preparação do país. Após a decisão do governo indonésio, uma tia do brasileiro antecipou a viagem para visitar Marco.
Além dele, outro brasileiro também está preste a ser executado na Indonésia. Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, teve seu pedido de clemência rejeitado pela Indonésia. O paranaense também foi preso por tráfico de drogas e aguarda no corredor da morte
.

Nenhum comentário: