terça-feira, 9 de dezembro de 2014

PM terá mais 1.682 policiais para coibir assaltos nas compras de Natal

OPERAÇÃO NATALINA

Reforço terá maior concentração no centro, Barro Preto e região da Savassi em patrulhamento a pé

PUBLICADO EM 09/12/14 - 14h18
Com o reforço de 1.682 policiais, a Polícia Militar (PM) lançou nesta terça-feira (9) a Operação Natalina 2014, em Belo Horizonte. O objetivo da ação é levar mais segurança aos consumidores e diminuir o número de assaltos, que costumam ser mais frequentes nesta época em função das compras para as festas do Natal e Ano Novo. A maior concentração de policiais estará nos bairros Centro, Barro Preto, ambos na região central, e Savassi, na região Centro-Sul da capital. 

“Outras regiões comerciais de BH também ganharam reforço. A nossa intenção com essa operação é estarmos mais próximos da sociedade e por isso o policiamento mais forte será o que é feito a pé. Eles irão circular pelas ruas e atuarão em caso de qualquer ação criminosa nesses locais”, afirmou o comandante do 1º Batalhão da PM, major Gedir Rocha.
Ao longo da operação serão distribuídos panfletos com dicas de segurança para a população e comerciantes. “O que a gente pede é cautela e prudência para cada um. Nesse momento é muito importante o planejamento. Aonde vai, aonde vai sacar dinheiro, onde o ônibus para ou onde vai estacionar o carro. E, claro, não deixar amostra objetos valiosos e evitar a desatenção em meio a aglomeração de pessoas”, disse o major.
O aumento no número de policias agradou quem esteve na praça Sete nesta manhã. “A gente se sente mais seguro vendo esse tanto de policial na rua, mas podia ser sempre assim né. Porque com certeza menos roubos aconteceriam. Seria bom”, contou o auxiliar administrativo André Andrade, 37, que estava ontem no centro comprando presentes para mulher e filhos.
Para o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da capital (CDL/BH), Marco Antônio Gaspar, os comerciantes da cidade poderão trabalhar com mais tranquilidade diante da operação. “O comércio trabalha com horário estendido e a população que está com mais dinheiro no bolso, precisam desse policiamento mais ostensivo. Então, com mais polícia a vistas, os lojistas se sentem muito mais seguros. Sem dúvida”, disse.
Além do aumento de policiamento nas principais áreas comerciais da cidade, a PM também promete ter atenção especial no arredores de shoppings da capital. “A ideia é garantir a segurança na entrada e saída dos consumidores. O patrulhamento de trânsito também estará presente inibindo possíveis infrações que possam ocorrer nesses locais, como fila dupla e estacionamento irregular”, acrescentou o major Gedir.
A operação será encerrada no dia 4 de janeiro e contará com a participação de todos os batalhões da capital e apoio do Olho Vivo e da Guarda Municipal (GM).
Dos 1.682 militares que estão reforçando o patrulhamento nas ruas de BH, 204 vieram dos cursos da academia da PM, 644 foram remanejados dos setores administrativos e 834 são soldados recém formados. Normalmente a capital conta com o policiamento de 4.830 militares.
Férias Seguras
Após a operação Natalina, a PM irá realizar a Operação Férias Seguras. Com o mesmo número de policiais no reforço do patrulhamento, a ação será voltada para tentar inibir o aumento no número de assaltos a residências, que costumam aumentar devido a ausência de moradores durante a viagem de férias.
“A nossa intenção é fazer um policiamento que vai envolver as redes de vizinhos protegidos e patrulhamento ainda maior de viaturas pelas ruas da cidade. A ideia é dar garantia de segurança não só para queles que estão viajando, mas também para aqueles que irão permanecer aqui', garantiu o major Gedir Rocha, acrescentando que qualquer fato suspeito deve ser comunicado imediatamente ao 190 ou 181.
Durante as férias, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) também irá aumentar o número de blitze nas principais rodovias estaduais em todo o Estado. A ação será realizada até o dia 3 de fevereiro e mais informações sobre a operação serão repassadas em janeiro. 

Nenhum comentário: