sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Pimentel diz que está tranquilo sobre denúncias

DIPLOMAÇÃO

Governador eleito disse que era iniciar o mandato cumprindo a promessa de criação dos fóruns de participação regional em todo o Estado

PUBLICADO EM 19/12/14 - 17h09
Apesar do Ministério Público Eleitoral (MPE) ter pedido a cassação da coligação capitaneada pelo PT em Minas Gerais, o governador eleito Fernando Pimentel (PT) e o vice-governador eleito Antônio Andrade (PMDB), foram diplomados nesta sexta-feira (19) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Mesmo correndo risco de não cumprir seu mandato, Pimentel já anuncia sua primeira ação como chefe do Executivo mineiro.

Em cerimônia no Palácio das Artes, o TRE diplomou, além de Pimentel e Andrada, os 53 deputados federais, os 77 deputados estaduais e o senador Eleito Antônio Anastasia (PSDB).
Antes do evento iniciar, Pimentel disse à imprensa, que irá iniciar seu mandato em janeiro de 2015 cumprindo uma das promessas de campanha: a criação de fóruns de participação regional em todo Estado. "Logo após constatarmos a situação orçamentária e fiscal do Estado, o que no momento não temos, vamos criar rapidamente os fóruns de participação popular, como eu disse durante a campanha. Esse vai ser um governo voltado para cada região de Minas", ressaltou.
Mais uma vez o governador eleito não quis comentar detalhes do processo de cassação e inelegibilidade que sofre em decorrência de ação do MPE. "As questões da Justiça. A gente não faz comentários. Se não concordamos com ela recorremos, o que o nosso caso. Estamos em processo de recurso não ha nenhum julgamento ainda e vamos aguardar. Nossos argumentos são muito sólidos e temos certeza que ao final essa questão vai ser revista pela justiça e nós vamos ter tranquilidade para governar o Estado", argumentou.
Em seu discurso, após ser diplomado, Pimentel se emocionou, chorou e foi ovacionado. O petista disse que a democracia está se fortalecendo e que uma prova disso são as manifestações públicas de apoio à intervenção militar que aconteceram em algumas cidades do país. "Essa é mais uma prova da pujança da nossa democracia. Eles se manifestaram publicamente e não correm risco de serem perseguidos e terem seus direitos políticos cassados ou serem torturados. Eu fiz parte dessa geração", disse com a voz embargada pela emoção.
O presidente do TRE de Minas, o desembargador Geraldo Augusto de Almeida, garantiu que Pimentel tomará posse do governo no dia 1 de janeiro de 2015 independente do processo que corre na Justiça eleitoral. "Logo após o nosso recesso, a partir do dia oito de janeiro temos a citação, a contestação e os ritos normais. Esperamos julgar o caso ainda no primeiro semestre do ano que vem."
A diplomação dos eleitos durou cerca de duas horas no Grande Teatro do Palácio das Artes . Os desembargadores eleitorais seguiram o ritual de entregar os diplomas e cumprimentar os eleitos um a um.
Secretariado
Sobre o anúncio de sua equipe, Pimentel disse que deve anunciar o secretariado até o fim do mês, que os nomes estão em negociação e que seu vice, Antônio Andrade (PMDB) está auxiliando nas escolhas. 
Atualizada às 18h56

Nenhum comentário: