quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O PAPEL DO NOVO SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL E AS INSTITUIÇÕES MILITARES EM MINAS GERAIS


17 h · Facebook 

Desde o anúncio do novo Secretário de Defesa Social Deputado Federal Bernardo Santana pelo Governador Fernando Pimentel certa inquietação tem sido provocada por algumas pessoas no intuito de deslegitimar a indicação.
Em primeiro lugar é preciso deixar claro que o Secretário de Defesa Social não comanda a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiro, pelo contrário, os Comandantes das duas instituições tem status de Secretário de Estado e como tal tem acesso direto ao Governador de Estado.
As Instituições Militares tem orçamento próprio, execução própria e gestão política independente. O papel do secretário é político, de integração das políticas publicas na área da segurança pública enquanto os comandos tem o papel de executor operacional das atividades de segurança pública.
A indicação de um advogado para a SEDS tenta demonstrar que o governador optou para a pasta alguém sem ligação direta com as forças policiais. Pois se nomeasse um Coronel para SEDS desagradaria a Polícia Civil, se por outro lado indicasse um Delegado mostraria desprestigio para a Polícia Militar.
Não podemos esquecer que os últimos Secretários de Defesa Social eram o Dr. Romulo Ferraz e o Dr. Marco Antônio Rebelo Romanelli, Procurador de Justiça e Procurador do Estado, respectivamente que em nada trouxeram prejuízo para as Instituições Militares.
Mais importante que a discussão do novo secretário, o que nos interessa de verdade é o desafio do Novo Comandante da PM e do CBM, pois as notícias de que viaturas não tem sequer gasolina para o atendimento de ocorrências nos assusta.
As eleições já acabaram, agora é momento de torcermos para o novo governo conseguir colocar a casa em ordem, pagar nosso prêmio de produtividade atrasado, as ajudas de custo atrasadas, e tantos outros problemas urgentes que nos desafiam a resolver, em especial assuntos como política salarial e aumento de efetivo.
Essas devem ser nossas preocupações. Ao novo secretário desejamos sucesso na missão a que lhe foi confiada.
Deputado Estadual CABO JULIO
PMDB/MG

Nenhum comentário: