Wesley Rodrigues/Hoje em Dia
procurador André Ubaldino
Investimento em tecnologia e capacitação é desafio para o próximo governo

Há 25 anos na linha de frente do Ministério Público Estadual (MPE) de Minas, o procurador André Ubaldino, chefe da Promotoria de Combate ao Crime Organizado, acredita que o maior desafio do próximo governo é investir com qualidade na área de segurança pública. Ele é o destaque da Página 2 Entrevista desta segunda-feira.
 
“Investir mais em tecnologia, em capacitação, aperfeiçoamento e em aumento de efetivos é o desafio do próximo governo”, afirmou Ubaldino, que já foi agente da Polícia Federal (PF) por quatro anos.
 
De acordo com ele, o maior empecilho para alcançar avanços continua sendo a frouxidão da atual legislação. “Na minha opinião, a lei é extremamente leniente, cooperativa, branda demais com o crime. Vê sempre o criminoso como a pobre vítima da sociedade e, por isso, a todo momento vemos iniciativa tendente a abrandar o rigor do cumprimento da pena. Esquece quem faz as leis que a pena, antes de tudo, é castigo”, salientou.
 
Cotado dentro do Ministério Público Estadual para assumir a Secretaria de Defesa Social, ele condenou o fato de o governador eleito Fernando Pimentel (PT) ter alijado as forças de segurança do Estado da discussão da escolha do nome para o cargo. 
 
De forma antecipada, Pimentel anunciou o nome do deputado federal Bernardo Santana (PR) como titular da pasta de segurança. “Espero que o novo secretário faça o que o governador não fez: ouvir”.
 
Ubaldino revelou que procurou Bernardo Santana para conversar quando o deputado encabeçou, no Congresso Nacional, movimento favorável à aprovação da PEC-37.
 
Derrotada, a proposta tinha como objetivo vetar o poder de investigação do Ministério Público (MP). Apesar dos pedidos, o parlamentar mineiro atuou o quanto pode para emplacar a emenda constitucional. Para o procurador mineiro, a medida era um “terrível retrocesso”.