terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Cardozo diz que há 'fortes indícios de corrupção' na Petrobras

09/12/2014 13h01 - Atualizado em 09/12/2014 13h54

Ministro da Justiça defendeu que autores das irregularidades sejam punidos.

Ele participou de evento que celebrou o Dia Internacional contra Corrupção.

Do G1, em Brasília

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participa da Conferência Internacional de Combate à Corrupção (Foto: Paulo Melo / G1)O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo,
participa da Conferência Internacional de Combate
à Corrupção (Foto: Paulo Melo / G1)
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta terça-feira (9) que há "fortes indícios de corrupção" na Petrobras. Segundo o auxiliar da presidente Dilma Rousseff, o papel do Estado diante das denúncias contra a estatal do petróleo deve ser de apurar, afastar da empresa e punir os responsáveis pelas irregularidades investigadas pela Operação Lava Jato.
"Na Petrobras, há fortes indícios de corrupção. Evidentemente, acaba atingindo a empresa, e a nossa tarefa hoje é exatamente essa, ou seja, apurar, punir, afastar da empresa para que nós possamos fazer com que essa empresa siga o seu rumo", disse Cardozo durante discurso na Conferência Internacional de Combate à Corrupção, organizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília.
"A Petrobras é a maior empresa do país, uma empresa que é orgulho dos brasileiros, e, portanto, tanto o Ministério Público Federal quanto a direção da empresa, como também todos os brasileiros, querem que tudo seja colocado em pratos limpos e se tomem as medidas cabíveis", complementou o ministro da Justiça.
Mais cedo, no mesmo evento, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, classificou de "cenário desastroso" a gestão da Petrobras e sugeriu a demissão da diretoria da estatal do petróleo. O chefe do Ministério Público também defendeu a punição de todos os envolvidos no esquema de corrupção que tinha tentáculos na petroleira.
Superior hierárquico da Polícia Federal (PF),José Eduardo Cardozo disse que, na opinião dele, o Brasil tem instituições para combater a corrupção. O ministro destacou que, historicamente, o Ministério Público tem atuado para evitar irregularidades na administração pública.
"Tenho absoluta certeza, portanto, que todos os fatos [denúncias contra a Petrobras] serão apurados com a devida isenção e nos termos da lei. Todos os brasileiros querem o combate à corrupção, e assim será feito", enfatizou.
  •  

VALE ESTE - Arte Lava Jato 7ª fase (Foto: Infográfico elaborado em 15 de novembro de 2014)

Nenhum comentário: