domingo, 14 de dezembro de 2014

Bolívia faz campanha por 'boa forma' de soldados e policiais

BBC
14/12/2014 00h43 - Atualizado em 14/12/2014 00h43

Após reclamação de presidente Evo Morales, forças armadas associam promoção a peso e polícia diz que oficiais devem entrar em forma para usar uniforme.

Da BBC
  •  
Bolivia quer 'enquadrar' militares que estão fora de forma (Foto: Reuters)Bolivia quer 'enquadrar' militares que estão fora de forma (Foto: Reuters)
As Forças Armadas da Bolívia começaram a registrar seus soldados que estão acima do peso, depois que o presidente Evo Morales reclamou que muitos deles estavam fora de forma.
Autoridades militares dizem que irão monitorar o peso dos oficiais antes de exames profisionais, para associar a possibilidade de ser promovido à manutenção da boa forma.
O ministro de Defesa boliviano, Ruben Saavedra, disse que os soldados "precisam estar preparados, tanto intelectualmente quanto fisicamente".
A polícia também proibiu que seus oficiais acima do peso usem uniformes até emagrecerem.
Responsabilidade
A decisão já pode estar trazendo bons resultados, ainda que inesperados. Na cidade de Oruro, ao sul da capital La Paz, dois policiais que estavam à paisana por causa da nova ordem conseguiram prender ladrões em um mercado de rua, aparentemente porque não usavam uniforme.
No dia 2 de dezembro, Evo Morales afirmou que soldados e policiais que deixassem a forma física de lado não deveriam ser promovidos.
Ele disse ainda que manter a boa forma é uma "responsabilidade" das forças de segurança.
Militares e oficiais de polícia reclamaram da falta de equipamentos esportivos, que o governo está enviando para os quartéis e delegacias do país.

Nenhum comentário: