domingo, 12 de outubro de 2014

Um dia após Aécio aceitar exigências, Marina declara apoio a tucano

Do UOL, em São Paulo
  • arcos Alves/Agência O Globo
    Marina Silva anuncia seu apoio a Aécio Neves no segundo turno neste domingo (12)
    Marina Silva anuncia seu apoio a Aécio Neves no segundo turno neste domingo (12)
Terceira candidata mais votada no primeiro turno das eleições presidenciais,Marina Silva (PSB) anunciou neste domingo (12) apoio formal a Aécio Neves (PSDB). O tucano disputa o segundo turno com Dilma Rousseff (PT).
"Votarei em Aécio e o apoiarei, votando nesses compromissos, dando um crédito de confiança à sinceridade de propósitos do candidato e de seu partido e, principalmente, entregando à sociedade brasileira a tarefa de exigir que sejam cumpridos", disse Marina ao ler nota.
Em documento divulgado pela campanha de Aécio, ele se comprometeu a garantir ao Executivo o papel de demarcação de terras indígenas, a ampliar a reforma agrária e acabar com a reeleição de cargos do Executivo.
O único dos principais pontos que ficou de fora do documento lido por Aécio foi a redução da maioridade penal, que Marina é contra.
"Quero, de início, deixar claro que entendo esse documento como uma carta compromisso com os brasileiros, com a nação. Rejeito qualquer interpretação de que seja dirigida a mim, em busca de apoio", disse a ex-senadora.
Minutos após a declaração de apoio, Aécio agradeceu o gesto. "Hoje, com a benção de Nossa Senhora Aparecida, é um dia glorioso para a nossa campanha. Recebo com muita honra e responsabilidade o apoio de Marina Silva. A partir de agora somos um só corpo, um só projeto", disse no santuário de Nossa Senhora Aparecida (a 180 km de São Paulo).
 Dilma disse não acreditar que os votos da ex-senadora serão automaticamente transferidos para o tucano. "Não acredito que haja uma transferência automática para ninguém", disse em São Paulo.
Ao apoiar o tucano, Marina não repete o que fez em 2010, quando também terminou o pleito na terceira posição. Na ocasião, ela preferiu ficar neutra em relação à disputa entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

Nenhum comentário: