sexta-feira, 10 de outubro de 2014

PSDB e PT fazem disputa à parte em Minas Gerais e São Paulo

10/10/2014 07:27 - Atualizado em 10/10/2014 07:27

Hoje em Dia



São Paulo e Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do país, estão sendo palco de uma batalha à parte dos correligionários e apoiadores dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Em Minas, onde a petista conquistou 43,48% dos votos válidos de um eleitorado com 15,2 milhões de eleitores, o esforço dos tucanos é para, no mínimo, inverter a conta e colocar o senador na liderança de seu Estado natal.
Segundo o deputado Alexandre Silveira, um dos coordenadores da campanha de Pimenta da Veiga ao governo no primeiro turno, estão sendo realizadas reuniões com lideranças dos partidos aliados em todas as mesorregiões para manter a mobilização em torno de Aécio. Do lado petista, o governador eleito, Fernando Pimentel, foi encarregado de coordenar os esforços para manter a vantagem da presidente. Nesta sexta-feira (10), será realizada uma reunião da executiva estadual com os deputados estaduais e federais eleitos para traçar estratégias no Estado.
SÃO PAULO
Para tentar reduzir o prejuízo em São Paulo, onde Aécio abriu uma vantagem de 4,2 milhões de votos sobre Dilma, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) planeja para a próxima segunda-feira (13) um encontro com prefeitos peemedebistas do Estado. O objetivo é cobrar empenho dos aliados no segundo turno e unificar o discurso para ao menos diminuir a diferença alcançada pelo tucano no maior colégio eleitoral do País, com 31,9 milhões de eleitores.
Segundo o presidente do PMDB em São Paulo, deputado Baleia Rossi, o partido controla hoje 88 prefeituras.
Segundo ele, o perfil predominante é de pequenos municípios. “Se o prefeito fizer um trabalho para a presidente Dilma e para o presidente Michel, a campanha vai conseguir um bom resultado”, avalia. No primeiro turno, o desempenho em São Paulo veio muito abaixo do esperado pelos petistas. Além de ter conseguido apenas 25,82% dos votos válidos, Dilma saiu derrotada de cidades simbólicas para o PT, como São Bernardo, Santo André, Osasco e Guarulhos.
Cobrados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dirigentes do PT tentam reverter o clima de pessimismo que se abateu sobre o partido após a derrota em São Paulo.
Não por acaso, São Paulo foi a primeira parada de Aécio após a votação do primeiro turno. Lá, participou de evento com sindicalistas e se reuniu com as lideranças do Estado para consolidar _ e até ampliar _ sua posição.
(*) Com Agência Estado
 

Nenhum comentário: