quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Pesquisa aponta os candidatos a deputado estadual favoritos

DATATEMPO/CP2

Na lista dos preferidos estão atuais e ex-deputados, ex-prefeitos e vereadores da capital


B-GRCU9
Eleição. Em 5 de outubro, 77 deputados estaduais serão eleitos para mandatos de quatro anos
PUBLICADO EM 02/10/14 - 03h00
Pesquisa realizada pelo DataTempo/CP2 de 25 a 30 de setembro em todo o Estado aponta os candidatos a deputado estadual preferidos pelo eleitorado. Entretanto, esses nomes não podem ser considerados aqueles que vão efetivamente ocupar as 77 vagas na Assembleia. Isso porque a Justiça Eleitoral tem uma fórmula para calcular quantas cadeiras cada partido terá direito. A conta envolve, além do número de votos de cada candidato, a totalidade da votação de cada legenda, de forma a garantir a proporcionalidade e a participação de segmentos minoritários da sociedade.
Minas Gerais tem 1.199 candidatos, o que determina uma disputa de 15,6 nomes por vaga. É praticamente um vestibular de curso considerado concorrido.

VEJA TAMBÉM


Dos 77 atuais deputados estaduais, 66 tentam permanecer por mais quatro anos no Legislativo. Mas a tarefa pode não ser fácil. Na eleição de 2010, a renovação no Legislativo mineiro foi de 36,36%. Em 2006, o índice atingiu 40,1%.

Na lista obtida pelo levantamento DataTempo aparecem nomes já conhecidos, como os de alguns deputados, ex-deputados e ex-prefeitos. O candidato mais citado, com 1,1%, é Gil Pereira. Ele é ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor). Em segundo lugar aparece o atual deputado e ex-prefeito de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Bonifácio Mourão. Ele é seguido de perto por Inacio Franco, que atualmente também ocupa uma cadeira na Casa.

Ainda nos primeiros lugares estão deputados como Luiz Tadeu Leite (Tadeuzinho), Rosângela Reis, João Vitor Xavier, João Leite, e Elismar Prado. Entre os candidatos que pontuaram estão ex-prefeitos como Ademir Lucas e Marília Campos, que comandaram Contagem, Pompílio Canavez, que foi prefeito de Alfenas, no Sul de Minas, e Danuza Bias Fortes, que esteve à frente da administração de Barbacena, no Campo das Vertentes.

Há ainda na lista DataTempo vereadores em Belo Horizonte como Iran Barbosa, Pablito e Bruno Costa. Mas chama a atenção o grande número de nomes que não são conhecidos, o que pode indicar um índice de renovação considerável.

Os deputados estaduais eleitos em 5 de outubro serão diplomados ainda neste ano e tomam posse em fevereiro de 2014 para um mandato de quatro anos.

O levantamento realizou 2.066 entrevistas em todas as regiões de Minas Gerais em todas as faixas etárias. A margem de erro é de 2,16 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral tem protocolo MG 00148/2014.
Federal
Divulgação. 
Na edição de O TEMPO desta sexta, 3 de outubro, será divulgada a listagem dos candidatos a deputado federal mais citados pelos entrevistadosDataTempo/CP2.

Nenhum comentário: