quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Nordeste: Internautas rebatem o ódio

Brasileiros da região sofrem preconceito na internet após a reeleição da presidente Dilma Rousseff

PUBLICADO EM 29/10/14 - 04h00
Depois do resultado das eleições, em que Dilma Rousseff teve uma votação expressiva nos Estados do Nordeste, diversas mensagens de ódio e preconceito contra os nordestinos invadiram as redes sociais mais uma vez. Mas não tardou para a resposta vir em forma de apoio de diversas partes do Brasil.
A página #NordestinoSim, por exemplo, já reuniu mais de 2.700 fotos de pessoas que, tendo ou não nascido no Nordeste, gostam da região. No Facebook, o webdesigner e fundador do projeto Nação Nordestina, Bráulio Bessa Uchoa, divulgou um vídeo com um poema que diz: “Eu aceito o seu ‘mermão’, e tu respeita o meu ‘oxente’”. Um vídeo anterior, com um poema bem-humorado sobre a separação do Nordeste, atingiu 463 mil visualizações no YouTube. Uchoa tem outros vídeos que tratam também sobre as rivalidades de época de eleição.
No Twitter, a hashtag #SouDoNordeteMesmoEComOrgulho chegou a figurar entre os Trending Topics da rede social na segunda-feira e foi compartilhada por anônimos e famosos como a atriz Renata Sorrah e o escritor Paulo Coelho. “Nasci no Rio, e, mesmo assim, sou do Nordeste mesmo, e com orgulho”, disse o escritor.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também repudiou os comentários preconceituosos contra os nordestinos. “Essas manifestações preconceituosas contra nordestinos e nortistas advêm de uma minoria e merecem ser repudiadas pela sociedade brasileira”, afirmou o presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, em nota.
preconceito. Mensagens que pregam a morte de nordestinos e afirmam que pessoas vindas da região são ignorantes e, por isso, teriam votado em Dilma, circulam desde domingo nas redes sociais. “Esses nordestinos votam na Dilma, e depois vêm aqui pra SP conseguir uma vida melhor?” escreveu um dos usuários do Twitter. “Se eu encontrar um nordestino aqui em MG, eu jogo fogo”, disse outro. Há também os usuários que pregam o boicote de viagens ao Nordeste.

Nenhum comentário: