quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Minas terá mais dois radares meteorológicos

16/10/2014 08:07 - Atualizado em 16/10/2014 08:07

Renata Galdino - Hoje em Dia



Maurício de Souza/Hoje em Dia
Minas terá mais dois radares meteorológicos
MONITORAMENTO – Atualmente, o Estado só conta com um radar em funcionamento
Minas Gerais terá, ainda no período chuvoso 2014-2015, mais dois radares meteorológicos que irão mapear as chuvas no Estado. Com a instalação dos equipamentos – um em São Francisco (Norte) e o outro em Almenara (Vale do Jequitinhonha) – será possível ter informações sobre as precipitações nessas regiões a cada oito minutos.
Hoje, Minas conta apenas com um radar em funcionamento, em Mateus Leme, na Grande BH, com raio de alcance de 200 quilômetros. “Não se tem o controle da chuva em todo o Estado. Os novos equipamentos propiciarão informações com mais agilidade em grande parte do território, dando condições de avisar as prefeituras em caso de temporais que possam causar problemas”, frisou o meteorologista do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), Adelmo Correia.
Apesar de estar operando, o equipamento em São Francisco ainda não transmite dados para a central de monitoramento. A previsão é a de que o sistema esteja em pleno funcionamento até o fim do ano. Já o de Almenara está sendo montado e deverá começar a operar no início de 2015.
DEPÓSITOS
Nessa quarta-feira (15), durante a apresentação do plano pluviométrico para este período chuvoso, que vai de outubro a abril, a Defesa Civil estadual anunciou que os nove depósitos do órgão instalados em várias regiões de Minas estão estruturados com carros, computadores e servidores. “Eles já funcionavam, mas não tinham a estrutura completa. Dessa forma, podemos atender com mais agilidade às vítimas das chuvas”, disse o coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Alex de Melo.
Para este ano, a verba para comprar materiais de socorro, como cestas básicas, colchões e telhas de amianto, podem chegar a R$ 3 milhões.

Chuvas virão em pancadas rápidas

Sem previsão de chuvas significativas para outubro e novembro, o volume de água ficará abaixo do esperado para os três últimos meses deste ano no Estado. Em Belo Horizonte e nas regiões Sul e Zona da Mata deve chover 40% abaixo da média histórica prevista para o período.
Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, até o fim de novembro as precipitações virão em forma de pancadas rápidas. “Somente em meados de dezembro é que haverá chuva significativa suficiente para recuperar as nascentes dos rios e até mesmo causar estragos. O cenário será semelhante ao de 2013, com chuvas concentradas em dezembro nas regiões Sul, Leste e Zona da Mata”.
Em Governador Valadares, por exemplo, as chuvas no último mês do ano passado causaram muitos estragos. “Choveu cerca de 600 milímetros na região, o que motivou a decretação de situação de calamidade pública”, relembrou o coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Alex Melo.
Em 2013, 23 pessoas morreram em decorrência das chuvas no Estado. Cerca de 33 mil mineiros ficaram desabrigados e 104 cidades decretaram situação de emergência.
ESTRADAS
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) mobilizou as 40 coordenadorias regionais do órgão para envio de técnicos em até três horas nas ocorrências nas estradas por causa das chuvas, como, por exemplo, a queda de barreiras. A equipe fará a sinalização e o desvio de tráfego. No prazo de 24 horas deverá ser feita a desobstrução da via.

Nenhum comentário: