quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Janot arquiva investigação criminal contra Aécio Neves

Aeroporto em Cláudio

Por outro lado, o procurador geral da República determinou que a representação fosse encaminhada ao Ministério Público Federal em Minas para avaliar casos de improbidade administrativa

AJL192.jpg
O governo de Minas Gerais construiu um aeroporto em área dentro de uma fazenda que pertence ao tio-avô do candidato do PSDB
PUBLICADO EM 08/10/14 - 23h00
O procurador geral da República, Rodrigo Janot, arquivou parte de uma representação do PT contra o candidato Aécio Neves (PSDB) devido aeroporto de Cláudio, no Oeste de Minas, construído em uma área desapropriada pelo Estado na terra do tio-avô do tucano.
O aeroporto foi construído no final do segundo mandato de Aécio no governo mineiro e custou R$ 14 milhões aos cofres públicos. Além de operar sem homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Múcio Guimarães Tolentino, tio-avô de Aécio, é quem guarda as chaves do local.
Na representação, o PT pediu a abertura de investigações pelos crimes de peculato (desvio de dinheiro público), prevaricação, emprego irregular de verbas públicas e exposição de aeronave ao perigo, uma vez que pista opera sem homologação.

Para Janot, não há indícios suficientes para justificar a abertura dessas investigações criminais. Por outro lado, o procurador determinou que a representação fosse encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais para a avaliação de casos de improbidade administrativa.
De acordo com o PT, fora as questões criminais, o fato de o tio-avô guardar as chaves do aeroporto, a falta de homologação da Anac, a escolha do local para construção e o custo da obra configuram casos de improbidade.
A decisão sobre a abertura de investigações para apurar os supostos casos de improbidade cabe agora ao MPF em Minas. O coordenador jurídico da campanha do PT, Flávio Caetano, disse esperar que o MPF em Minas abra investigações.

Nenhum comentário: