terça-feira, 7 de outubro de 2014

Facebook irá lançar app que permite anonimato de usuários, diz jornal



07/10/2014 18h13 - Atualizado em 07/10/2014 18h14

Usuários teriam pseudônimos para interagir sem se identificar.
Segundo 'New York Times', aplicativo deve chegar nas próximas semanas.

Do G1, em São Paulo
Facebook permite em alguns países que usuários escolham entre 54 gêneros (Foto: BBC) 
Facebook irá lançar aplicativo que permite anonimato de usuários, diz jornal (Foto: BBC)
O Facebook irá lançar um aplicativo para smartphones e tablets que permite que seus usuários interajam uns com os outros sem se identificar, segundo reportagem do jornal "The New York Times", que conversou com duas pessoas familiarizadas com o assunto. O app deve chegar nas próximas semanas. Ainda não se sabe como ele irá funcionar e se ele irá usar de alguma forma a rede social da empresa.
O objetivo do aplicativo, de acordo com as fontes ouvidas pelo jornal, é permitir que os usuários do Facebook se mantenham sob anonimato e "usem pseudônimos para discutir abertamente sobre tópicos que talvez eles não estejam confortáveis em conectar a seus nomes reais".
Segundo o "NYT", o novo aplicativo é uma prova de que a rede social, por mais que tenha se dedicado a servir como identidade digital e um mapa de conexões dos usuários, está disposta a explorar alternativas de comunicação.
A possibilidade de anonimato vem de encontro com duas polêmicas envolvendo o assunto na internet. Nas últimas semanas, o Facebook cancelou as contas de usuários que não usavam seu nome de batismo. A questão repercutiu fortemente entre a comunidade LGBT e até causou uma debandada de pessoas à rede social Ello.
No Brasil, o aplicativo Secret, que promove o compartilhamento de forma anônima de frases e imagens, bombou, causou polêmica e chegou a ser proibido. Posteriormente, a Justiça liberou o app a pedido do Google.
Procurado pelo jornal, o Facebook afirmou que não comenta rumores. Atualmente, a rede social de Mark Zuckerberg tem mais de 1 bilhão de usuários.

Nenhum comentário: