sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Estado define traçado e tecnologia para implantação de VLT em BH

09/10/2014 18:25 - Atualizado em 09/10/2014 18:25

Danilo Emerich - Hoje em Dia



Alagoas 24 horas/Divulgação
vlt em maceió
Em operação há três anos em Maceió, o VLT é uma das opções para transporte de massa
O traçado e a tecnologia que será empregada no futuro transporte Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Vetor Norte de Belo Horizonte foram definidos pelo Governo do Estado, na tarde desta quinta-feira (9). Porém, a obra ainda deverá demorar cerca de dois anos para sair do papel.
As sugestões foram apresentados por meio de propostas enviadas de quatro empresas, que participaram do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), publicado em 2 de junho deste ano.
As empresas empresas interessadas em continuar participando do PMI terão até junho de 2015 para apresentar estudos complementares de demanda, engenharia e infraestrutura, impacto urbanístico, social e ambiental, além de modelo econômico-financeiro e plano de negócios.
As informações são necessárias para se conhecer os custos do projeto e posterior lançamento dos editais de concorrência, para contratação de empresas para construção, manutenção e operação do novo sistema de transporte. Segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), somente após a conclusão dos estudos complementares será possível lançar a licitação para a elaboração do projeto executivo da obra, que deverá ocorrer somente no segundo sementre de 2015. O processo deverá durar cerca de um ano, para só então, um novo edital definir que executará a intervenção, que ainda não tem valor definido ou estimado.
TRAÇADO
Segundo a Secretária de Estado de Governo, o trajeto partirá da Rodoviária de Belo Horizonte, no Centro, e seguirá pela Via Expressa Leste-Oeste, no sentido Bairro Carlos Prates. Chegará ao bairro Padre Eustáquio e alcançará a avenida Pedro II, seguindo até o Anel Rodoviário. De lá, passa pela avenida Tancredo Neves até chegar próximo da orla da Lagoa da Pampulha. Depois, o veículo irá até o bairro Pio XII depois acompanha leitos de córregos até a avenida Vilarinho. Em seguida, vai até a avenida Baleares e depois a alameda José Alkimin, no bairro Morro Alto, próximo a Cidade Administrativa.
A partir daí, o modal seguirá dois trajetos, um para o Aeroporto de Confins, acompanhando a MG-010 e o outro para o Aeroporto da Pampulha, passando pela Estação Vilarinho e pelo Bairro Planalto.
TECNOLOGIA
Segundo o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), o VLT terá que ser preferencialmente em nível com as vias existentes; ser segregado do sistema de transporte atual, com vias exclusivas e ser conectado, a partir do Centro de Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins, sem necessidade de baldeação.
Segundo o governador Alberto Pinto Coelho, o transporte leve sobre trilhos deverá integrado ao Move, às linhas de ônibus convencionais existentes na região e ao próprio metrô, observando os projetos de sua expansão.
 
 

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