segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Dilma tem a pior votação do PT em 12 anos

Do UOL, em São Paulo
  • Lucas Uebel/AFP
    A presidente Dilma Rousseff vota em Porto Alegre na companhia do governador e candidato à reeleição Tarso Genro (PT) e de Olívio Dutra, que foi derrotado na disputa ao Senado no Estado
    A presidente Dilma Rousseff vota em Porto Alegre na companhia do governador e candidato à reeleição Tarso Genro (PT) e de Olívio Dutra, que foi derrotado na disputa ao Senado no Estado
A candidata à reeleição presidencial, Dilma Rousseff, apesar de ter terminado o primeiro turno na liderança, não repetiu o desempenho petista das eleições anteriores.
Com 42% dos votos válidos, a presidente ficou distante de decidir a eleição já neste domingo (5). O segundo turno será disputado no próximo dia 26 com Aécio Neves (PSDB). O terceiro lugar ficou com Marina Silva (PSB).
Há três eleições, o desempenho dos candidatos petistas foi melhor do que o de Dilma hoje. O então candidato Lula conseguiu 46,4% dos votos válidos em 2002 e expressivos 48,6% em 2006. A própria Dilma não conseguiu repetir o bom desempenho da eleição passada, quando obteve 46,9%.
Em 1994 e 1998, o PSDB liquidou a fatura no primeiro turno com Fernando Henrique Cardoso, com as votações mais expressivas nos pleitos presidenciais pós-redemocratização: 54,3% dos votos válidos em 1994 e 53% em 1998.
Um dos fatores que ajudam a explicar o desempenho da petista nas urnas neste ano é a taxa de aprovação de seu governo. Antes das manifestações de junho do ano passado, segundo o Datafolha, 57% consideravam a administração ótima ou boa. Após os protestos, esse índice despencou para a casa dos 30% e não retornou mais ao patamar de 50%.
Durante a campanha, a presidente também sofreu com denúncias de corrupção na Petrobras. O ex-diretor Paulo Roberto Costa, preso por acusação de lavagem de dinheiro, denunciou um esquema de propinas em atividades da estatal para abastecer caixa dois de campanhas políticas.
Os resultados econômicos do governo também foram bastante explorados pelos adversários de Dilma. Há dois trimestres o PIB do país apresenta resultados negativos, configurando uma recessão técnica da atividade econômica.
Há quatro anos, Lula tinha como trunfo os bons resultados econômicos de seu governo. Naquele ano, o PIB teve crescimento de 7,5%, o melhor resultado desde 1986.
A presidente Dilma também teve de enfrentar críticas sobre a inflação. Projeções do Banco Central indicam que o aumento de preços deste ano ficará em 6,3% (IPCA), distante, portanto, da meta de 4,5%. No último ano do governo Lula o IPCA foi de 5,91%.
Apesar da pior votação nas eleições presidenciais, o PT tem a chance de ampliar o número de governadores eleitos. Já neste domingo, o partido elegeu Fernando Pimentel (MG), Wellington Dias (PI) e Rui Costa (BA). No próximo dia 26, vai disputar o segundo turno em mais quatro Estados.
Caso o PT saia vencedor de todas as disputas, superará o desempenho estadual das eleições passadas, quando conseguiu eleger cinco governadores.

Nenhum comentário: