sábado, 11 de outubro de 2014

Dilma está estarrecida com divulgação de áudio sobre a Petrobras

E mais notícias eleitorais desta sexta-feira (10)

MARINA RIBEIRO
10/10/2014 21h44 - Atualizado em 10/10/2014 22h03
Dilma Rousseff (PT) durante entrevista no Palácio do Planalto (Foto: ANDRÉ COELHO / Agência O Globo)

1. O problema é o sigilo
A investigação sobre o esquema de desvio de verbas na Petrobras ganhou um novo agravante na quinta-feira (9) quando áudios do depoimento de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da estatal, foram divulgados pela imprensa. Nele, partidos como PT, PMDB e PP foram acusados de se beneficiar do esquema e financiar campanhas com o dinheiro de propina.
Nesta sexta-feira (10), a presidente Dilma Rousseff (PT) falou sobre o tema em uma entrevista coletiva. A petista preferiu comentar o fato de tais declarações terem vindo à tona do que seu conteúdo. "Tive todo interesse em ter acesso a isso [depoimentos de Paulo Roberto] para tomar as medidas cabíveis. Sei, por informação do Ministério Público Federal e do Supremo Tribunal Federal, que essas informações ainda estão sob sigilo. Então, eu acho muito estranho e muito estarrecedor que, no meio de uma campanha eleitoral, façam esse tipo de divulgação", disse de acordo com o G1.
A atual presidente disse que irá exigir a punição para o PT (ou qualquer partido), caso as denúncias sejam comprovadas. “E doa a quem doer”, afirmou.
2. Sem vazamento
A Justiça Federal do Paraná divulgou nota negando que a divulgação dos vídeos foi um “vazamento”. Em nota, o juiz Nivaldo Brunoni afirma que o depoimento se refere a uma das dez ações penais do caso, que "não tramitam em segredo de Justiça e, portanto, estão sujeitas ao princípio da publicidade" e não da delação premiada do ex-diretor.
Os interrogatórios foram realizados em audiência pública, acessível a qualquer pessoa. Além disso, as declarações foram imediatamente inseridas no processo que tramita eletronicamente, que tem atos estão disponíveis na internet. Aparentemente, a presidente poderia ter acesso como qualquer outro cidadão.

Nenhum comentário: