sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Detentos fazem churrasco e tocam pagode dentro de cela em Pedrinhas

No Maranhão

Nas imagens feitas por um celular, é possível identificar um dos detentos utilizando uma faca própria para churrasco; só neste ano, trinta presos foram mortos dentro do presídio

PUBLICADO EM 31/10/14 - 09h27

Presidiários do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão foram filmados usando telefones celulares e fazendo churrasco ao som de pagode dentro de uma das celas do presídio. O vídeo tem circulado durante esta semana nas redes sociais e causado polêmica entre os usuários.

No vídeo, os presos improvisaram instrumentos musicais com baldes e outros utensílios, para tocar músicas de pagode. Nas imagens,eles usavam uma churrasqueira elétrica, disposta em cima de uma pia e é possível identificar um dos detentos utilizando uma faca própria para churrasco dentro da cela. "Bate aí a foto da churrasqueira para eu mandar no WhatsApp porque as meninas querem saber. Tá fofa essa cadeia, olha aí, olha aí", disse um dos presos.
O Complexo Penitenciário de Pedrinhas é o presídio mais violento do país. Só neste ano, trinta presos foram mortos dentro da unidade de forma brutal, algumas vítimas tiveram os corpos esquartejados. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no ano passado, 60 presos foram assassinados no Estado.
Um dos participantes do churrasco é acusado de cometer pelo menos oito assassinatos e chefiar o tráfico de drogas no bairro Cidade Olímpica. Segundo familiares, os presos comemoravam a separação de integrantes rivais em um outro pavilhão. Os grupos são divididos entre o Primeiro Comando do Maranhão (PCM) e o Bonde dos 40.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), o vídeo está sendo analisado pelo serviço de inteligência do órgão. Eles adiantaram que as imagens são antigas, contrariando as postagens feitas por integrantes do PCM nas redes sociais.
Veja o vídeo:

Nenhum comentário: