quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Como no Harry Potter: cientistas americanos criam 'capa de invisibilidade'

Pesquisadores conseguiram fazer objetos desaparecerem com um dispositivo que usou quatro lentes e custou 1.000 dólares

Foto 2 / 3
AMPLIAR FOTOS
Linhas do fundo não são distorcidas pela lente
Linhas do fundo não são distorcidas pela lente - J. Adam Fenster/University of Rochester/VEJA
Cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, criaram um dispositivo com efeito semelhante ao da “capa da invisibilidade”, que aparece nos filmes da série Harry Potter. Usando um conjunto de lentes relativamente barato, eles conseguiram fazer um objeto desaparecer da visão de quem olha através das lentes, enquanto tudo ao seu redor continua intacto.
“Até onde sabemos, este é o primeiro dispositivo que permite uma ocultação tridimensional e multidirecional”, afirma Joseph Choi, estudante da universidade, que realizou o estudo em parceria com o professor John Howell, do departamento de física. Isso significa que, de qualquer ângulo que se olha pela lente, o efeito se mantém. 
Os pesquisadores fizeram testes com uma régua, uma mão e um rosto, e tudo desaparecia por trás da lente, enquanto o que havia atrás continuava visível, sem distorções. Para os pesquisadores, essa técnica pode ter várias aplicações, "como evitar pontos cegos em veículos grandes, além de ser usado em cirurgias, na área militar, no design de interiores e na arte”, afirma Choi.
Barato — O protótipo custou 1.000 dólares, mas os cientistas acreditam que é possível reduzir o custo. O dispositivo é constituído de quatro lentes comuns, de diferentes formas e espessuras, posicionadas com um espaçamento específico, de forma a desviar a luz do objeto que fica atrás delas. Para se certificar de que não havia distorção, os pesquisadores testaram o dispositivo diante de um fundo com um padrão de linhas verticais e horizontais, e as linhas se mantiveram contínuas.
No ano passado, Howell construiu outro dispositivo como esse, com ajuda de seu filho, na época de apenas 4 anos de idade. Custando apenas 150 dólares, o dispositivo era eficaz, mas funcionava apenas quando o observador olhava diretamente de frente para ele, enquanto o novo dispositivo esconde objetos vistos por qualquer ângulo.
Fonte: Veja.com

Nenhum comentário: