segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Comitê de Dilma prevê ultrapassagem de Aécio nas próximas pesquisas

Ouvir o texto
Integrantes do comitê da presidente Dilma Rousseff afirmam que já estão se preparando psicologicamente para um empate ou ultrapassagem do tucano Aécio Neves nas primeiras pesquisas de intenção de voto do segundo turno.
O reconhecimento desse risco é simbólico. Até domingo (5), os petistas enxergavam o PSDB como um "freguês" e não previam que o candidato tucano ameaçasse a presidente da República.
O resultado do primeiro turno em São Paulo forçou uma mudança de postura.Aécio venceu Dilma com folga no Estado. O tucano teve 44,5% dos votos, enquanto a presidente ficou com 25,8%.
Auxiliares de Dilma destacam ainda a derrota do partido nas eleições para a Assembleia estadual. Da atual bancada de 24 deputados, somente 14 foram reeleitos. Na Câmara Federal, a bancada paulista do PT passará dos atuais 15 para 10 integrantes. Nem mesmo o senador Eduardo Suplicy, muito popular no Estado, foi reeleito.
A vitória de Aécio em municípios do ABC paulista, berço histórico do PT, também é citada por assessores como mais um exemplo do desafio que será a disputa no segundo turno no maior colégio eleitoral do Brasil.
O tucano venceu em cidades como São Bernardo do Campo e São Caetano.
Assessores de Dilma culpam Luiz Marinho, coordenador da campanha em SP e prefeito de São Bernardo do Campo, pelo mau desempenho na região.
O tema que mais estimula o antipetismo no Estado, segundo os próprios integrantes do partido, é a corrupção.
Ainda não há estratégia fechada para melhorar o desempenho de Dilma em São Paulo. Coordenadores da campanha estão reunidos com a presidente no Palácio do Alvorada nesta segunda-feira (6) discutindo a questão. Inicialmente, Dilma iria à Bahia à tarde, para ampliar a vantagem no Nordeste, mas assessores afirmam que a viagem foi suspensa.
Por ora, a única decisão já tomada é contratar "uma bela pesquisa qualitativa" para saber qual a verdadeira situação da presidente em SP.
Diante do cenário, um petista afirmou que "São Paulo virou case"; um outro foi mais duro: "São Paulo virou um terreno inóspito".
1º TURNO
No primeiro turno, a presidente Dilma teve 41,59% dos votos válidos, seguida por Aécio (33,55%) e Marina (21,32%).
A virada de Aécio na reta final para o primeiro turno surpreendeu e teve forte influência no maior colégio eleitoral do país. No Estado de São Paulo, com quase 32 milhões de eleitores (22,4% dos 142,8 milhões de eleitores), o senador Aécio Neves conquistou mais de 10 milhões de votos, cerca de 44,22% dos votantes.
Considerado fora do jogo depois da morte de Eduardo Campos, que levou a ascensão de Marina Silva (PSB), o tucano ressurgiu das cinzas e garantiu na última hora a lógica da política brasileira desde 1994, com a polarização PT-PSDB, destaca a colunista da Folha Eliane Cantanhêde.
No consolidado do país, o PT teve o pior desempenho do desde 2002, quando o ex-presidente Lula disputou a Presidência. Naquele ano, Lula teve 45,4% dos votos contra José Serra (PSDB). Quatro anos depois, Lula obteve 48,6% em disputa com Geraldo Alckmin (PSDB). 

Nenhum comentário: