Ichiro Guerra/Divulgação
Dilma reeleita 2014
Presidente Dilma Rousseff foi reeleita para o seu segundo mandato presidencial
A presidente Dilma Rousseff (PT) conseguiu se reeleger para mais um mandato de quatro anos. Com 97,57% das urnas apuradas, Dilma teve 51,38% dos votos válidos, superando o mineiro Aécio Neves (PSDB), que teve 48,62% dos votos válidos. Com o resultado, Dilma irá manter o ciclo de governos do PT, que começou em 2003 com Lula.  
 
Esta foi a campanha presidencial mais acirrada desde a redemocratização do país, em 1985. A polarização do eleitorado apresenta um quadro de urgente diálogo entre os vencedores e os derrotados.
 
Desde o início deste processo eleitoral, Dilma se apresentou como a candidata que teria condições de continuar e aprofundar as políticas sociais iniciadas no governo Lula.
 
Quando a campanha começou, Dilma aparecia como favorita, seguida por Aécio. Mas, no dia 13 de agosto, o pernambucano Eduardo Campos (PSB) morreu, vítima de um acidente de avião, em Santos (SP). Campos estava atrás de Aécio nas pesquisas.
 
Após a fatalidade, sua candidata a vice, Marina Silva (PSB), assumiu a chapa e o segundo lugar nas pesquisas, atrás de Dilma. Entretanto, na última semana antes do primeiro turno, o tucano conseguiu superar Marina e garantiu vaga no segundo turno. 
 
Nas primeira pesquisas de intenção de voto, Aécio aparecia muito à frente de Dilma, mas, recentemente os principais institutos de pesquisa davam empate técnico, ou vitória apertada da petista.

Aprovação dos presidentes

O governo Dilma Rousseff é aprovado por 44% dos eleitores, segundo o Datafolha. O percentual é mais que o dobro daqueles que desaprovam seu governo: 19% o consideram ruim ou péssimo, enquanto 36% o avaliam como regular. 

A taxa de aprovação de Dilma é inferior aos 52% que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha ao final de seu primeiro mandato, em 2006, mas superior ao índice de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1998, quando o tucano foi reeleito à Presidência. 
 
Dilma também fica no meio dos dois ex-presidentes entre aqueles que desaprovaram os respectivos governos. Lula terminou seu primeiro mandato com rejeição de só 14%, contra 25% que diziam ser o governo FHC ruim ou péssimo. 
 
Lula terminou seu segundo mandato, em 2010, com a melhor avaliação da história e conseguiu fazer sua sucessora. Em 2010, 83% dos eleitores consideravam sua gestão ótima ou boa. 
 
Após a gestão Lula, 84% dos brasileiros achavam que o país estava melhor do que antes. Naquele ano, a rejeição ao governo do petista atingia só 4% dos eleitores, e 13% o avaliavam era regular. 
 
Com Fernando Henrique ocorreu o oposto. Ele encerrou seus oito anos na Presidência, em 2002, com aprovação de só 26%, índice inferior ao do primeiro mandato, embora 35% dissessem em 2002 que o Brasil estava melhor do que oito anos antes. 
 
A rejeição ao tucano, na ocasião, alcançava 36% dos brasileiros, e ele não conseguiu fazer seu sucessor. Mesmo assim, FHC saiu do governo em melhor situação do que José Sarney (1985-1990) e Fernando Collor de Mello (1990-1992), que deixou o Planalto após o impeachment com apenas 9% de aprovação. 
 
Itamar Franco, com 41%, também finalizou seu período na Presidência (1992-1994) melhor que FHC, que foi seu ministro da Fazenda na implantação do Plano Real e eleito na sequência. O mineiro, no entanto, havia sido eleito presidente, já que assumiu após Collor deixar o cargo.