segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Cadastro do irmão de Dilma na PBH tinha endereço fantasma

19/10/2014 21:06 - Atualizado em 19/10/2014 21:06

Hoje em Dia



Reprodução/Facebook
Igor Rousseff
Irmão de Dilma não faz campanha nem pede votos em Passa Tempo

O cadastro funcional do advogado Igor Rousseff junto à Prefeitura de Belo Horizonte traz a informação que o endereço de residência dele na Capital seria uma casa localizada na região da Pampulha. Este seria o principal argumento para justificar que o irmão da presidente Dilma teria residência fixa em Belo Horizonte e, com isso, não seria funcionário fantasma da administração de Fernando Pimentel (PT), como foi denunciado semana passada pelo presidenciável Aécio Neves durante debate no SBT. A informação, no entanto, embora conste de documento oficial, não foi confirmada por nenhum dos vizinhos da casa localizada na alameda Jacarandá, ouvidos pela reportagem do jornal Hoje em Dia.
Moradores da cidade de Passatempo, no Campo das Vertentes, já haviam informado que Igor Rousseff mora regularmente há pelo menos 18 anos no município, localizado a quase 150 quilômetros da capital. Único irmão vivo da candidata do PT, Igor foi nomeado assessor especial do então prefeito Fernando Pimentel (PT) em 2003 e permanecido no cargo até a posse de Marcio Lacerda, em 2009. O endereço que consta no contrato de trabalho do irmão da presidente é da mãe de Dilma Rousseff, mas segundo vizinhos da família, ele nunca morou no imóvel. As declarações dos moradores colocam ainda mais em dúvida se o ex-prefeito e governador eleito de Minas, Fernando Pimentel, teria mesmo empregado por seis anos uma pessoa sem endereço fixo na capital, irmão de sua amiga, a então ministra Dilma Rousseff.
Calado e arredio
A mãe da presidente, Dilma Jane Coimbra, 90 anos, morou por lá até a filha ser eleita para o primeiro mandato. “Antes, Dilma ia muito visitar a mãe, mas o Igor não. A única vez que lembro de tê-lo visto na casa foi em uma festa de aniversário da família”, contou uma vizinha que mora há mais de 25 anos na rua, mas que não quis se identificar.
Atualmente, o imóvel é ocupado pela irmã da mãe da presidente. Arilda, tia de Dilma, morava em Brasília com a irmã e a sobrinha. Entretanto, de acordo com os vizinhos ouvidos pelo Hoje em Dia, a idosa voltou há pouco tempo para a capital mineira. “Vejo o Igor de vez em quando por aqui, mas, até onde sei, ele nunca morou na casa. Quando vem, passa na rua, cumprimenta e só. É muito calado, fechado”, contou uma outra vizinha, moradora há 40 anos.
Conforme apurado com um outro vizinho, Igor visita a tia pelo menos uma vez por mês. “Ele vem em um carro vermelho ou numa caminhonete, estaciona na garagem da casa e só sai para caminhar ou, de ônibus, ir ao Centro. Na maioria das vezes está usando jaqueta jeans. Cumprimenta, mas não é de conversa”, contou. Uma pessoa que morou na alameda Jacarandá por sete anos também enfatizou que o advogado nunca morou na residência.
Neste domingo (19), a reportagem procurou Arilda no imóvel. Porém, a cuidadora da idosa, identificada apenas como Mara, disse que ela não poderia atender a equipe. “Está doente”, alegou. Num primeiro momento, Mara chegou a dizer que Igor nunca morou na residência. Depois, no entanto, afirmou que o advogado teria vivido no imóvel, mas não soube informar por qual período.

Nenhum comentário: