quarta-feira, 29 de outubro de 2014

‘Bar dos Mortos’ reúne santinhos de finados e vira local de homenagens

29/10/2014 08h00 - Atualizado em 29/10/2014 08h00

No interior de Sergipe, a dor da morte dá lugar à leveza das lembranças.
Casal que administra o bar reza e acende velas no Dia de Finados.

Marina Fontenele Do G1 SE
  •  Casal que administra bar conta como começou a receber santinhos dos mortos  (Foto: Marina Fontenele/G1) 
  • Casal que administra bar conta como começou a receber santinhos dos mortos (Foto: Marina Fontenele/G1)
Para muita gente o dia 2 de novembro é a data para recordar das pessoas que já se foram, mas no município de Itabaiana (SE) a dor da morte dá lugar à leveza das lembranças dos bons momentos vividos. No Bar São Cristóvão, popularmente conhecido como ‘Bar dos Mortos’, aqueles que já viveram são homenageados a qualquer hora do dia em meio a uma conversa ou até mesmo entre um gole e outro de uma bebida. No local, quadros armazenam fotos de ‘santinhos’ da missa do 7º dia de morte.
A coleção inusitada de Cristóvão Pereira da Silva, de 51 anos, começou em 1998 e já soma mais de 1,3 mil santinhos de finados, ele parou de contar porque disse que não dá sorte. “Quando meu primo morreu coloquei uma foto dele aqui para lembrar e desde então, dia após dia, chegam novas fotos. O pessoal gostou tanto da ideia que chegam a colocar os santinhos por debaixo da porta já quando volta da missa. Tem gente que passa aqui para conferir as ‘novidades’, acaba funcionando como um mural informativo de óbitos, um verdadeiro obituário”, afirma Cristóvão.
Cristóvão reúne mais de 1 mil santinhos que a população leva até o bar (Foto: Marina Fontenele/G1) 
Cristóvão reúne mais de 1 mil santinhos que a população leva até o bar (Foto: Marina Fontenele/G1)
A esposa do comerciante, Lindinalva Batista, de 59 anos, foi a primeira a identificar o potencial comercial do que acabou acontecendo no estabelecimento. “Um rapaz chegou aqui e viu a foto do amigo que ele nem sabia que tinha morrido, pediu uma cerveja e tomou. Depois ele olhou de novo para o quadro, chorou novamente e pediu mais uma garrafa. Daí que eu vi que isso poderia dar negócio ao invés de afastar os clientes”, conta.
No início, o receio era que a coleção de santinhos pudesse afastar os frequentadores do até então Bar São Cristóvão. “Eu disse a ele para tirar as fotos daqui porque isso dá medo em acordar de noite e ver foto de morto. Ele disse que não poderia jogar fora o que o pessoal traz e essa é uma forma de homenagear as pessoas que já morreram”, destaca Lindinalva.
Murais acabaram se tornando informativos das mortes (Foto: Marina Fontenele/G1) 
Murais acabaram se tornando informativos das mortes (Foto: Marina Fontenele/G1)
Adenilson frequenta o bar e sempre lembra dos amigos (Foto: Marina Fontenele/G1) 
Adenilson frequenta o bar e sempre lembra dos
amigos (Foto: Marina Fontenele/G1)
O comerciante Adenilson Francisco de Jesus vai quatro vezes ao dia ao Bar dos Mortos, pois é caminho para o trabalho, o ex-caminhoneiro deixou a antiga profissão com medo dos perigos da estrada. “Já perdi muitos amigos na estrada, às vezes me sento aqui no bar, bebo uma dose e lembro com saudade dos companheiros que já se foram”, revela.
No Dia de Finados o ‘Bar dos Mortos’ não abre. Neste dia o casal que toma conta do local dedica um tempo especial para rezar por todos aqueles que têm suas fotos nos murais. “A gente reza e acende velas para todo mundo que está aqui no nosso bar e também para quem não está aqui. Aqui no bar eu tenho a foto do meu pai, do meu filho, do meu cunhado. A gente sente pelas pessoas que morreram, mas nós vamos morrer também então não adianta ficar triste”, diz Lindinalva.
Lindinalva mostra a foto que acha que o marido que ficou mais bonito e que vai usar quando ele falecer (Foto: Marina Fontenele/G1) 
Lindinalva mostra a foto que acha que o marido que ficou mais bonito e que vai usar nas lembranças de quando ele falecer. Ela e Cristóvão encaram a morte como passagem da vida (Foto: Marina Fontenele/G1)
Com amor e bom-humor Cristóvão e Lindinalva levam a vida, discussão mesmo só quando tocam no assunto para quem vai primeiro para o mural. “Eu já disse a ela que ela vai primeiro, mas ela é teimosa e até já escolheu a foto para o meu santinho”, diverte-se. O casal encara a morte como uma passagem da vida para um lugar de paz.

Nenhum comentário: