Estadão Conteúdo/Montagem
dilma e aécio no debate da tv record
Dilma Rousseff e Aécio Neves durante debate promovido pela TV Record
O candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves, lidera a disputa do segundo turno em Minas Gerais com 54,7% da preferência do eleitorado, considerando os votos válidos. A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, teria 45,3%. Com esse quadro, o tucano ganha terreno no Estado, que é o segundo maior colégio eleitoral do país. Os dados são de pesquisa do instituto Veritá Pesquisa encomendada pelo Hoje em Dia.
Considerando o total de votos, Aécio teria 48,3% das intenções, contra 40% de Dilma. Brancos e nulos somam 3,7%, e 7,9% do eleitorado não respondeu ou não soube responder.
O instituto Veritá mediu também a cristalização das intenções de voto e o grau de rejeição. De acordo com o levantamento, 38,2% dos entrevistados disseram votar nela com certeza, 11,4% afirmaram que poderiam votar, 45,6% não votariam nela de jeito nenhum e 4,8% não souberam ou não responderam.
No caso de Aécio, 46,4% afirmaram votar nele com certeza, 10,7% poderiam votar e 38,1% disseram não votar no senador de jeito nenhum, enquanto 4,7% não responderam ou não souberam responder. Com esse resultado, a rejeição à presidente é 7 pontos percentuais superior à do senador.
Entre os entrevistados, 60,1% disseram acreditar que Aécio Neves será o próximo presidente da República, enquanto 39,9% acreditam na reeleição de Dilna e 12,7% não responderam ou não souberam responder.
O levantamento do instituto Veritá foi realizado entre os dias 16 e 19 de outubro, ouvindo 3.100 eleitores em todas as regiões de Minas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01143/2014.

Pesquisa Veritá - 20/10/14