sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Polícia Federal não intimida, mas não se deixa intimidar, diz associação de delegados

26/09/2014 13h12 - Atualizado em 26/09/2014 13h26

ADPF divulgou comunicado para apoiar revista ao senador Lobão Filho.
Filho de ministro e candidato no MA teria sido abordado em aeroporto.

Do G1, em Brasília
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) divulgou nota oficial nesta sexta-feira (26) para manifestar apoio à abordagem policial que revistou a aeronave, os veículos e a bagagem da comitiva do senador e candidato ao governo do Maranhão, Edison Lobão Filho (PMDB). No comunicado, a entidade afirma que, enquanto órgão de Estado, a PF "não intimida, mas também não se deixa intimidar".
A declaração da ADPF foi uma resposta às notas divulgadas nesta quinta (25) pelo presidente nacional do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer, e pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Nos comunicados, os dois peemedebistas disseram que a PF agiu de forma “intimidatória” ao abordar a aeronave do senador no aeroporto do município de Imperatriz (MA).
Nesta sexta, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou ao diretor-geral da Policia Federal, Leandro Daiello Coimbra, “apuração rigorosa” sobre a atuação do agentes federais.
"A ADPF faz questão de deixar claro que no exercício de suas atribuições constitucionais a Polícia Federal, enquanto órgão de Estado, não persegue, não intimida, mas também não se deixa intimidar", diz trecho da nota.
Segundo a entidade, a repercussão dada ao episódio é "própria e comum" ao período eleitoral e não compromete "em nada" a atuação "eficiente e isenta" do delegado Paulo de Tarso Cruz Viana Júnior, responsável pela revista ao avião de Lobão Filho.
"É natural que alguns partidos façam uso político de fatos que nada mais são do que o regular trabalho de Polícia Judiciária Eleitoral atribuído legalmente à Polícia Federal", afirma a associação.
Leia a íntegra da nota da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal:
Nota pública
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal - ADPF vem a público manifestar apoio ao Delegado de Polícia Federal, PAULO DE TARSO CRUZ VIANA JÚNIOR, diante de sua atuação na abordagem de um avião, ocorrida no aeroporto de Imperatriz/MA, na noite do dia 24 para a madrugada do dia 25 de setembro de 2014.
Para a ADPF, a repercussão dada ao episódio é própria e comum ao período eleitoral e em nada compromete a atuação eficiente e isenta do Delegado de Polícia Federal.
É natural que alguns partidos façam uso político de fatos que nada mais são do que o regular trabalho de Polícia Judiciária Eleitoral atribuído legalmente à Polícia Federal.
A ADPF faz questão de deixar claro que no exercício de suas atribuições constitucionais a Polícia Federal, enquanto órgão de Estado, não persegue, não intimida, mas também não se deixa intimidar.
Brasília, 26 de setembro de 2014.
Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal - ADPF

Nenhum comentário: