sábado, 20 de setembro de 2014

Pnad 2013 contém erros 'extremamente graves', informa IBGE

 por Agência Estado em Jornalismo / Atualizado 
 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 19, erros na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013. Os erros atingiram resultados de sete Estados: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
As maiores alterações ocorreram no índice de Gini, que mede a desigualdade. Antes, o índice de Gini a partir da renda do trabalho apontava um resultado de 0,498 em 2013, contra 0,496 em 2012. Agora, o índice de 2013 foi revisado para 0,495.
"Houve desconcentração de renda, ainda que pequena", disse o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo.
O Índice de Gini calculado a partir da renda domiciliar passou de 0,499 em 2012 para 0,497 em 2013, com a revisão. Já o índice calculado a partir da renda total caiu de 0,505 em 2012 para 0 501 no novo dado.
"No índice da renda total, houve queda (da desigualdade). Nos outros, houve estabilidade", afirmou Maria Lucia Vieira, gerente da Pnad.
"A pesquisa continha erros extremamente graves. Nos cabe pedir desculpas a toda sociedade brasileira", disse a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, em tom de desabafo.
'Infeliz acidente'
O diretor de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto, classificou de um "infeliz acidente, estritamente técnico" o erro na divulgação de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013. O técnico negou que tenha havido qualquer influência política e descartou ainda um impacto da greve dos servidores do IBGE na pesquisa.
"Seria surrealista você divulgar um dado para depois corrigi-lo sob pressão", disse. Segundo ele, o IBGE está abalado com o erro na pesquisa, que utilizou equivocadamente a projeção referente a todas as áreas metropolitanas de um Estado, em vez da projeção da população da região metropolitana na qual está inserida a capital. O diretor informou ainda que o erro será investigado.
Após receber ligações de diversas consultorias, o IBGE corrigiu informações da Pnad 2013. Segundo a gerente da pesquisa, Maria Lucia Vieira, o aumento do rendimento do trabalho entre 2012 e 2013 foi revisado para 3,8%. Antes, o instituto havia apurado aumento de 5,7%. Também foram revisados os aumentos do rendimento domiciliar, de 4,0% para 2,3%, e do rendimento de todas as fontes, de 5,1% para 3,4%.
Segundo o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, os erros na Pnad foram constatados após órgãos de governo e consultorias privadas terem entrado em contato com o Instituto, na tarde da quinta-feira, 18. Os dados começaram a ser revisados nesta sexta-feira, 19, pela manhã. Procuraram o IBGE acusando os erros a MCM Consultores, o Instituto Pereira Passos, Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Ipea.

Nenhum comentário: