sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Parte da água em oceanos é mais antiga que o Sistema Solar


Estudo publicado nesta quinta-feira tem implicações em pesquisas sobre a existência de vida em outros planetas

POR 

Oceano: Água mais antiga que o nascimento do sistema solar
Foto: Daniela Dacorso / Agência O Globo
Oceano: Água mais antiga que o nascimento do sistema solar - Daniela Dacorso / Agência O Globo

PUBLICIDADE
CABO CANAVERAL (FLÓRIDA) - Parte da água achada em oceanos, meteoritos e congelada em crateras lunares é mais antiga que o nascimento do Sistema Solar. A conclusão, de estudo publicado nesta quinta-feira, na revista “Science”, tem implicações nas pesquisas sobre a existência de vida em outros planetas.
- É notável que este gelo tenha sobrevivido a todo o processo do nascimento estelar - afirmou a pesquisadora Lauren Cleeves a agência Reuters.
Estudante de doutorado na Universidade de Michigan, Lauren teve um clarão sobre o tema ao estudar radioatividades, raios cósmicos galácticos e outros fenômenos de alta energia. Ela percebeu que as condições no início do sistema solar não estavam bem para a síntese de novas moléculas de água.
- Sem qualquer nova criação da água, o único lugar de onde esses gelos poderiam ter vindo foi o gás interestelar quimicamente rico do qual o sistema solar se formou - disse ela.
Para provar a tese, a pesquisadora criou, com colegas, modelos no computador que comparam índices de hidrogênio com seu isótopo mais pesado, o deutério, que vem enriquecendo a água do sistema solar ao longo do tempo. Os cientistas concluíram que, para alcançar as proporções encontradas em amostras de meteoritos, assim como na água do oceano da Terra e em cometas, pelo menos uma parte da água teria de ser formada antes do nascimento do sol.
O processo provavelmente seria o mesmo para outros sistemas solares, o que indica que condições de vida podem existir fora da Terra.


Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/parte-da-agua-em-oceanos-mais-antiga-que-sistema-solar-14050354#ixzz3EReLG1Lt

Nenhum comentário: