quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Moody's altera perspectiva de nota de crédito do Brasil para negativa

A agência de classificação de crédito Moody's rebaixou para negativo o viés da nota do Brasil. Na avaliação anterior, a perspectiva era estável.
A mudança indica que houve piora nos fundamentos econômicos do país, que podem ter reflexos sobre a capacidade de pagamento dos títulos da dívida pública do governo.
Não houve alteração da nota Baa2 para a emissão desses títulos, mas a redução na perspectiva indica que um futuro rebaixamento na avaliação é possível. O rating Baa2 indica grau de investimento com risco de crédito moderado e é o segundo acima do grau especulativo, de menor segurança para os investidores.
Ação diferente foi adotada pela Standard & Poor's (S&P) em março deste ano. A agência optou por rebaixar o rating soberano do Brasil de BBB para BBB-, última nota do grau de investimento adotada por esta agência. Caso seja rebaixado novamente por essa agência, o país passará ao grau especulativo na avaliação da S&P.
Segundo a Moody's, a mudança no viés reflete o risco crescente do baixo crescimento da economia brasileira e a piora nos indicadores da dívida pública. Para a agência, esses fatores apontam para uma redução na qualidade de crédito do Brasil.
A mudança vem na esteira da divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre desse ano, que teve retração de 0,6% no período. Com a revisão do PIB do primeiro trimestre para baixa de 0,2%, ante alta de igual proporção, o país entrou em recessão técnica, segundo economistas.

Editoria de Arte/Folhapress
Para a Moody's, a redução no crescimento do país é sustentada e "mostra pouco sinal de retorno ao potencial no curto prazo".
A agência cita ainda que há uma deterioração acentuada de sentimento entre os investidores, o que afeta negativamente os investimentos no Brasil. A formação bruta de capital fixo, indicador desses investimentos, recuou 11,2% no segundo trimestre de 2014, ante igual período de 2013. Na comparação com os três primeiros meses do ano, a queda foi de 5,3%.
A Moody's ressalta que o baixo crescimento impõe desafios fiscais ao governo, "impedindo a reversão da tendência de elevação nos indicadores da dívida".
O rating Baa2 do país foi reafirmado pela agência, destacando a resistência do Brasil a impactos financeiros externos, devido às reservas internacionais, e a mudança no apetite global por risco, que tem afetado emergentes. A nota de crédito também é sustentada pela "economia extensa e diversificada do Brasil".
Apesar das críticas aos erros das agências de risco na crise econômica mundial, essas avaliações ainda servem de parâmetro para grande parte do mercado internacional.
POSSÍVEL REBAIXAMENTO
A Moody's afirmou que provavelmente rebaixaria a nota de crédito do Brasil caso se torne aparente que a piora nos indicadores fiscais e da dívida pública não está sendo revertida.
A queda no rating também poderá se confirmar se a economia der sinais de que continuará crescendo abaixo da tendência e se houver deterioração nos indicadores de crédito do país nos primeiros dois anos do próximo governo. A Moody's estima o potencial de crescimento do PIB brasileiro em 3% ao ano.
A agência afirma que, embora seja improvável nos próximos dois anos, poderá mover a perspectiva da nota de volta para estável. Para isso, o Brasil deverá demonstrar uma recuperação econômica conduzida por investimentos e cumprir metas de superavit primário no intervalo de 2% a 3% do PIB.
O superavit primário representa a diferença entre receitas e despesas do governo e é utilizado como um indicador para avaliar a capacidade que um país tem de honrar suas dívidas.
A meta fiscal em 2014 é de 1,9% do PIB. Para o ano que vem, a proposta orçamentária considera uma economia de R$ 114,7 bilhões, ou 2% do PIB.

Editoria de Arte/Folhapress
CRESCIMENTO
O principal dos determinantes para a redução da perspectiva brasileira foi o crescimento econômico. Segundo a Moody's, o PIB brasileiro teve fraca expansão nos últimos quatro anos, agravada pela recessão no primeiro semestre de 2014.
A agência projeta que o crescimento do PIB deste ano será menor que 1% e que o resultado para 2015 permanecerá abaixo de 2%. Segundo a avaliação, os resultados ficam abaixo do potencial do país.
Em pesquisa divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (8), os analistas do mercado financeiro projetam um crescimento do PIB brasileiro em 0,48% neste ano, ante 0,52% na semana anterior.
Esta foi a 15ª vez consecutiva que os economistas reduziram a previsão de expansão da economia para este ano.
Para 2015, a expectativa dos economistas ouvidos pelo BC é de expansão de 1,10% do PIB, estimativa igual à da pesquisa anterior.
Em comparação com outros países latino-americanos, a agência afirma que a desaceleração econômica no Brasil "tem sido mais evidente e prolongada" e reflete fraquezas domésticas.
"A continuidade de taxas de crescimento persistentemente fracas poderia corroer ainda mais a posição fiscal do Brasil e prejudicar consideravelmente seu perfil de crédito", diz a agência, para a qual o próximo governo brasileiro deverá enfrentar condições econômicas desfavoráveis.
INVESTIDORES
O segundo fator considerado pela Moody's foi a redução nos investimentos no país. Para a agência, os investidores apresentam um sentimento negativo, conduzido por uma percepção generalizada a respeito da "abordagem intervencionista da administração atual".
A agência afirma que os índices de confiança estão em recordes de baixa, com níveis similares aos registrados em 2008 e 2009, durante a crise financeira global.
A Moody's ressalta ainda que o Brasil tem perfil discrepante aos demais países com nota de crédito Baa. Os investimentos na economia brasileira representam cerca de 18% do PIB, contra mediana de 23% dos demais.
QUESTÃO FISCAL
A condição econômica do país representa obstáculos ao cumprimento das metas fiscais e sinaliza que o próximo governo, independentemente de quem vencer as eleições, enfrentará desafios.
A Moody's considera que se o fraco crescimento não for revertido ficará mais difícil para o Brasil manter o seu perfil de crédito, já que a dívida do governo poderá se deteriorar mais e sua força financeira poderá diminuir.
A agência cita que os superavits primários "têm declinado de forma consistente desde 2011" e que os indicadores da dívida são desfavoráveis quando considerados índices de outros países de nota Baa. Enquanto no Brasil os indicadores ficam próximos a 60% do PIB, nos demais pares a mediana é de 39%. 

Nenhum comentário: