segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Maior estátua de Lênin na Europa é derrubada no leste da Ucrânia

28/09/2014 17h52 - Atualizado em 28/09/2014 23h24

Informação foi divulgada pela agência de notícias Russa RT.
Ato foi realizado em Kharkiv por manifestantes pró-Ucrânia; veja vídeos.

Do G1, em São Paulo
Ativistas derrubam monumento de Lênin em Kharkiv, na Ucrãnia, neste domingo (28) (Foto: AP Photo/Igor Chekachkov) 
Ativistas derrubam monumento de Lênin em Kharkiv, na Ucrânia, neste domingo (28) (Foto: AP Photo/Igor Chekachkov)
Manifestantes derrubaram neste domingo (28), em Kharkiv, no leste da Ucrânia, uma estátua de Vladimir Lênin, um dos maiores símbolos na extinta União Soviética, de acordo com informações da agência Russa RT.
Este era o maior monumento em referência ao líder revolucionário Russo na Europa, construído na segunda maior cidade da Ucrânia, próxima a fronteira com a Rússia.
De acordo com a RT, ativistas pró-Ucrânia foram os responsáveis por destruir a estátua do antigo líder comunista Lênin, em manifestação que contou com cerca de 3 mil participantes. Vídeos publicados na internet mostram o momento em que a estátua foi destruída.
Manifestantes se preparam para derrubar estátua
de Lênin em Kharkiv, na Ucrânia, neste domingo
(28) (Foto: AP Photo/Sergey Kozlov)
Manifestantes se preparam para derrubar estátua de Lênin em Kharkiv, na Ucrânia, neste domingo (28) (Foto: AP Photo/Sergey Kozlov)Conflito já deixou 3.200 mortos,
dia a ONU

Desde o início do conflito entre a Ucrânia e separatistas russos em abril, cerca de 3.200 pessoas foram mortas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Em julho, um Boeing da Malaysia Airlines que fazia o trajeto entre Amsterdã e Kuala Lumpur explodiu em pleno voo em 17 de julho, aparentemente atingido por um míssil no leste da Ucrânia. A aeronave transportava 298 pessoas, incluindo 193 cidadãos holandeses.
Neste domingo, a tensão se intensificou antes da retirada de tropas do leste da Ucrânia. O exército ucraniano vigiava atentamente o cumprimento de uma trégua com os separatistas pró-russos no leste do país, pouco antes de uma retirada de combatentes das duas partes que irá permitir a criação de uma zona desmilitarizada.


As partes em conflito iniciaram no sábado, às 18h (12h no horário de Brasília), um período de 24 horas em que devem respeitar escrupulosamente o cessar-fogo para iniciar uma retirada gradual de seus combatentes.


No entanto, neste domingo (28), explosões foram ouvidas por volta das dez horas da manhã (4h00 de Brasília) no centro de Donetsk, a principal cidade no leste da Ucrânia nas mãos dos separatistas, segundo a prefeitura local.

Nenhum comentário: