quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Grupo ligado ao EI decapita refém francês na Argélia

Terrorismo

Veja.com - 24/09/2014

Jihadistas divulgaram um vídeo da execução nesta quarta, depois de terem ameaçado matar Hervé Gourdel se a França não parasse com ataques ao EI

O francês Hervé Gourdel cercado por carrascos de grupo terrorista ligado ao Estado Islâmico (EI) em vídeo divulgado na internet
O francês Hervé Gourdel cercado por carrascos de grupo terrorista ligado ao Estado Islâmico (EI) em vídeo divulgado na internet (Reprodução/VEJA)
(Atualizado às 14h25)
Um grupo terrorista ligado ao Estado Islâmico (EI) decapitou o refém francês Hervé Pierre Gourdel. As imagens do brutal assassinato foram divulgadas na internet nesta quarta-feira. Gourdel, de 55 anos, havia sido sequestrado no último domingo na Argélia pelo Jund al-Khilafa ('soldados do califado'), que se separou da Al Qaeda no Magreb Islâmico para se unir ao EI. Na segunda-feira, o grupo reivindicou o sequestro e ameaçou executar o francês em 24 horas se a França não parasse de atacar o EI no Iraque. O governo francês rejeitou o ultimato dos sequestradores de Gourdel e afirmou que seguiria bombardeando os jihadistas. O presidente François Hollande assegurou que seu país não cederia a qualquer chantagem ou pressão dos extremistas.
Em uma declaração feita pouco depois da divulgação do vídeo, o presidente Hollande confirmou a morte do francês. “Nosso compatriota Hervé Gourdel foi assassinado por um grupo terrorista, covardemente, cruelmente, odiosamente. Ele foi vítima de um crime hediondo cujos autores devem ser punidos”. O presidente enfatizou em seguida sua “determinação” em continuar a combater o terrorismo. “As operações aéreas militares continuarão pelo tempo necessário. Eu quero que todas as medidas sejam tomadas para assegurar a segurança de nossos compatriotas, na França e no mundo”.
O cidadão francês foi levado da região de Kabylie, área montanhosa distante cerca de cem quilômetros da capital Argel. O exército argelino prosseguia nesta quarta com uma operação de busca nesta zona montanhosa para tentar localizar o francês, segundo fontes dos serviços de segurança. A França só realizou oficialmente bombardeios aéreos uma vez no Iraque desde a autorização de entrada em guerra dada ao Exército pelo presidente Hollande, na semana passada. Aviões Rafale baseados nos Emirados Árabes Unidos bombardearam e destruíram uma instalação logística do grupo Estado Islâmico no norte do Iraque.
O vídeo tem 4 minutos e 46 segundos, e foi chamado pelos jihadistas de “uma mensagem de sangue para o governo francês”. As imagens mostram os extremistas em pé atrás de Gourdel, enquanto um deles lê um discurso. O francês permanece o tempo todo ajoelhado e quieto, usando trajes comuns: uma calça e uma blusa de manga comprida – diferente das vestimentas de cor laranja trajadas pelos reféns americanos e britânico que foram decapitados pelo EI. Durante todo o tempo, uma arma é apontada para o francês e, após o discurso dos terroristas, Gourdel é jogado ao chão e os jihaditas iniciam seu ataque. Em seguida, um dos carrascos segura a cabeça decepada da vítima.

Nenhum comentário: