segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Especialista defende cobrança de pedágio no Centro de Belo Horizonte

 por Editoria de web em Jornalismo / Atualizado 

Um especialista em mobilidade urbana sugere a implantação de medidas nem um pouco populares para melhorar o trânsito no hipercentro de Belo Horizonte. Para o engenheiro Marcelo Vitorino, a solução imediata é tentar coibir a circulação de veículos nas regiões de grande tráfego, reduzindo o número de vagas disponíveis e cobrando pedágios nestas áreas. 
“A ideia geral chama-se gerenciamento da mobilidade, é redistribuir estas viagens ao longo do tempo e do espaço. Tem muitas viagens que não precisam ser executadas e que acabam acontecendo porque não tem nenhuma política para gerenciar esta demanda. É estimular que as pessoas usem outros espaços em outros horários”, defendeu Marcelo Victorino, que é mestrando em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Sobre a mais polêmica das medidas, a cobrança de pedágio na região central, Marcelo Vitorino alega que a ideia já foi testada em grandes metrópoles e em todas elas o resultado foi extremamente positivo.
“Tem que ser pensado, tem que ser planejado. É uma forma de você evitar que as pessoas que não precisam ir naquela região, naquele horário de tempo, façam esta viagem. Foi usado em Londres, Estocolmo e Cingapura e funcionou muito bem”. 

Nenhum comentário: