article image
Marina também empata com Lula, dentro da margem de erro, mas com chances de vencer (Reprodução/Agência Brasil)
COLUNA ESPLANADA

A onda Marina está crescendo, e Lula sabe que não é só Dilma em risco: é todo o projeto de poder do PT

por Leandro Mazzini
fonte | A A AO Plano B de parte do PT com o ‘Volta, Lula!’ está enterrado. A cúpula do PT encomendou sigilosamente uma pesquisa há poucos dias, para ‘consumo interno’, incluindo Lula no lugar de Dilma Rousseff na disputa presidencial, contam à Coluna fontes ligadas aos dois. Os números são assustadores para o partido: Marina também empata com Lula, dentro da margem de erro, mas com chances de vencer. Pela Lei Eleitoral, Dilma pode ser substituída até 20 dias antes da eleição.
Turma do contra
É a turma do ‘Volta, Lula!’, que nunca gostou de Dilma, quem voltou a patrocinar dentro do PT o discurso de que é hora de pensarem em Lula na disputa.
Leandro Mazzini é escritor e colunista do Opinião e Notícia
Projeto em risco
Lula está reticente, como sempre se mostrou até meses atrás. Mas com a onda Marina crescendo, ele sabe que não é só Dilma em risco: é todo o projeto de Poder do PT.
Silêncio
Por ora a Coluna não teve acesso aos números. Procuradas sobre detalhes e se foi registrada no TSE, as assessorias do PT e do comitê de Dilma não confirmaram.
O Gigante..
Marqueteiros, em especial os de Marina (PSB), acordaram: O Gigante adormecido desde junho de 2013 despertou. Para eles, é este Gigante, sem cara, mas com milhares de cabeças e votos, quem está reconhecendo em Marina a sua representante e a fez crescer nas pesquisas. É o alto contingente que aparecia indeciso nas sondagens.
..acordou
Para os analistas, os adversários que se cuidem e tratem de acalmá-lo, com propostas concretas e viáveis. Marina que se cuide para domá-lo, já que está com as rédeas por ora, porque o Gigante tem a mão pesada. Em especial na hora do voto.
Onda de azar
Não é só o efeito Marina. A situação ficou feia para Aécio Neves até em Minas Gerais, onde saiu com 92% de aprovação do governo. Pesquisa DataTempo aponta queda do tucano de 41,2% para 26,5%! Dilma passou a liderar com 36,1%. Marina em 20%.
Plágio
Dilma promete na TV criar milhares de clínicas para atendimentos. É versão da UPA criada pela prefeitura de SP e governo do Rio, para aliviar as emergências dos hospitais.
A conferir
O candidato tucano ao governo do DF, Luiz Pitiman, promete revelações bombásticas nos próximos debates na TV. Diz que abrirá tudo o que sabe sobre adversários.
Enfim, justiçado
Enterrado pela família em Porto Franco (MA) domingo, 43 anos após sua morte, o ex-líder comunista Epaminondas Gomes da Silva. A revelação do encontro de suas ossadas como indigente, no cemitério de Brasília, foi feita pela Coluna em Setembro passado.
Memória
Deve-se a descoberta à investigação do delegado federal Daniel Lerner, que pediu à Justiça a exumação do corpo para análise. Foi uma das maiores vitórias da Comissão Nacional da Verdade, cujo relatório será entregue à presidente Dilma em novembro.
Lixo no lixo
O movimento Limpa Brasil – Let’s do it! chega a Fortaleza dia 6 – é o mutirão de recolhimento de lixo e trabalho de conscientização que já passou por 19 cidades. Tem o apoio da Unesco, do MEC e do Ministério do Meio Ambiente.
Segredos da Marinha
O jornalista Roberto Lopes lança o livro “As garras do cisne” (Record), uma das mais completas radiografias da Marinha do Brasil e de seus planos ambiciosos como o submarino nuclear e o projeto de se tornar a nona esquadra do mundo em poderio.
Recado
Ficou no ar a frase – uma direta ou provocação – do presidente da Fiesp, Benjamim Steinbruch, em entrevista à Veja: “As agências têm de regular de modo transparente”.
Ponto Final
Aquele avião até agora matou duas candidaturas. A de Eduardo Campos e de Aécio Neves.
_____________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste
http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/ate-lula-e-batido-por-marina/#.VAXgymTuPtM.facebook