terça-feira, 26 de agosto de 2014

Previsão de clima quente na TV! Primeiro debate entre presidenciáveis, hoje, na Band, deve ser marcado por ataques e provocações

Estreia

PUBLICADO EM 26/08/14 - 03h00
O primeiro debate na TV entre os presidenciáveis, Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva, às 22h de hoje, na Bandeirantes, promete deixar clara a estratégia de campanha dos principais adversários na corrida com a entrada da ex-senadora na disputa pelo Palácio do Planalto. A expectativa é de clima quente e de que o primeiro a riscar o palito será Aécio, que, segundo pesquisa Datafolha feita logo após o acidente que matou Eduardo Campos, está atrás na corrida.
Entre os analistas políticos, a previsão é de que Dilma fique na defensiva e se concentre em apresentar números do seu governo. Aécio deve atacá-la lembrando o escândalo da Petrobras e o desempenho econômico do país. Marina passará por uma prova de fogo para demarcar suas diferenças entre os dois.
Segundo a cientista Helcimara Telles, o calcanhar de aquiles da ex-senadora será a falta de experiência como gestora pública. “Além da inexperiência, poderão questionar como seria a governabilidade se eleita”, afirma.
Para Helcimara, Aécio deve atacar principalmente Dilma. “Ele não pode ser muito agressivo com Marina porque pode precisar dos eleitores dela no segundo turno”, afirma a especialista em marketing político.
Na avaliação do cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Flávio Testa, a petista e o tucano devem fazer perguntas sobre economia para Marina. “É um ponto em que ela, teoricamente, tem mais dificuldade. Mas Marina tem carisma, o que os outros dois não têm. O foco da Marina será Dilma. É dela que tem que tirar voto. Dilma não poderá se alongar nas respostas. Ela tem estopim curto e o clima vai esquentar”, diz Testa.
O presidente do PSDB em Minas, deputado federal Marcus Pestana, acredita num clima mais morno. “Aécio está na fase de apresentação. Ele tem que passar experiência e focar no interesse das pessoas, que não querem saber de fofoca política. Ele é o menos conhecido e está na fase do ‘bem-vindo’. Ninguém vai abrir o jogo totalmente”, avalia.
O deputado federal Miguel Corrêa (PT) concorda com as avaliações de que a petista ficará concentrada em números e irá fugir das provocações, reforçando a imagem que a equipe de campanha tem tentado passar de uma figura mais “humana”. “O tom será de propostas. Alguém que tem talhada na pele as marcar da ditadura não se deixará envolver por provocações. A presidenta está afiada nos resultados do governo”, disse Corrêa.
O colega de Câmara Júlio Delgado (PSB) tem uma visão diferente e acredita que Marina será bombardeada. “Marina irá reafirmar os compromissos de Campos. Ela será como massa de pão: vão bater e, quanto mais isso acontecer, ela vai crescer. O fermento da Marina é bom”, provocou o socialista.
Polarização
Partidos. Aécio deverá manter a polarização com o PT de Dilma. Já a equipe da presidente estuda abandonar o embate com o PSDB, que poderia beneficiar Marina.

Nenhum comentário: