domingo, 3 de agosto de 2014

Polícia investiga conduta de policiais em morro da Zona Oeste do Rio

Vídeo mostra ação de policiais da Core, elite da Polícia Civil.
Policiais são suspeitos de terem atirado em suspeito mesmo após rendição.

Do G1 Rio
A Polícia Civil do Rio investiga a atuação de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), considerada a elite da Polícia Civil, durante uma operação no Morro do Banco, no Itanhangá, Zona Oeste do Rio, em maio deste ano. Como mostrou o RJTV neste sábado (2), os policiais são suspeitos de atirar em um homem mesmo depois dele ter sido rendido. O caso foi revelado em vídeo, divulgado pelo Jornal Extra, que mostra ação dos policiais na comunidade.
De acordo com as imagens, os policiais avançavam pela Rua Miralva, no Morro do Banco, quando dois homens surgem no alto da rua. Os homens se separam, um deles passa pelos agentes, que estão armados com fuzis. Quando o da direita abaixa, tiros são disparados. Logo depois da ação, a filmagem mostra que um rapaz levanta as mãos e os agentes da polícia se aproximam.
O vídeo ainda mostra o homem rendido, com as mãos para o alto, e o momento em que ele senta na calçada. A câmera abaixa um pouco e novos disparos são ouvidos, mas não é possível ver exatamente o que aconteceu no confronto entre os policiais e os suspeitos. Segundo o autor das imagens, o rapaz - identificado como Allyson Fernando Silva de Lima, que aparece logo depois deitando no chão, foi morto na ação.
Na época, a Polícia Civil informou que a operação foi feita pela 16ª DP (Barra da Tijuca), com apoio da Core. A incursção terminou, segundo a polícia, com apreensão de drogas, munição, cinco presos e dois menores apreendidos.
Com o suspeito morto, os agentes disseram que apreenderam uma mochila com uma pistola, drogas e dinheiro. Segundo as investigações, o Morro do Banco foi invadido por traficantes que fugiram, principalmente das comunidades do Borel, do Lins e do Alemão, na Zona Norte, pacificadas no últimos anos. A polícia passou a fazer operações no local, depois da denúncia de que moradores estavam sendo agredidos e expulsos de casa pelos criminosos.
A Polícia Civil disse que as imagens serão analisadas pelo delegado Mario Luiz da Silva, titular da 16ª DP. O delegado informou que vai avaliar a conduta dos policiais durante a ação mostrada no vídeo. Se for constatada irregularidade, o caso será encaminhado à Corregedoria Interna da Polícia Civil.

Nenhum comentário: