sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Dilma e Alckmin aparecem juntos em ação do Greenpeace em SP

14/08/2014 19h47 - Atualizado em 14/08/2014 21h55

ONG colou cartazes com montagem sobre anúncios em pontos de ônibus.
Intervenção ironiza e diz que extensão do Metrô dobrará ainda em 2014.

Do G1 São Paulo
 Intervenção do Greenpeace Brasil em SP cobra transporte público de qualidade. (Foto: Divulgação Greenpeace Brasil) 
Intervenção do Greenpeace Brasil em SP cobra transporte público de qualidade. (Foto: Divulgação Greenpeace Brasil)
Na madrugada de quarta-feira (13), o Greenpeace Brasil colou cartazes com uma falsa propaganda política sobre anúncios publicitários em 100 pontos de ônibus de São Paulo. A intervenção continha uma fotomontagem de Geraldo Alckmin (PSDB), atual governador do estado, ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT).
A união dos políticos de partidos historicamente rivais pode ser vista nas regiões da Vila Madalena, na Zona Oeste, Avenida Paulista, Vila Mariana, na Zona Sul e em outros pontos da cidade.
A intervenção foi destaque na imprensa e provocou reações tanto do PT quanto do PSDB. Os cartazes estampavam os dizeres: “A espera acabou. Até o final de 2014 a extensão do metrô de São Paulo vai dobrar”.
A ONG afirma que o planejamento inicial da atividade previa a revelação de seus objetivos e autoria no final da quarta-feira (13). Diante da comoção nacional e em respeito ao falecimento do candidato Eduardo Campos e equipe, o Greenpeace decidiu postergar a assinatura do protesto para esta quinta (14).
Em nota, o Greenpeace revela que a provocação teve o objetivo de pressionar os candidatos a “assumir verdadeiro compromisso com a melhoria do transporte público e com a mobilidade urbana para além de promessas eleitoreiras.”
A concessionária Otima, responsável pelo mobiliário urbano na cidade e manutenção dos abrigos de ônibus pelos próximos 25 anos, disse que "foi surpreendida com a violação" de seus paineis publicitários.
A empresa afirma que tomou as medidas cabíveis: acionou a Justiça Eleitoral e registrou boletim de ocorrência 15ª Delegacia de Polícia (Itaim Bibi) para apuração de responsabilidades. A empresa afirma que os cartazes foram retirados rapidamente, ainda na manhã desta quarta (13).
Cartaz foi colocado em 100 pontos de ônibus de São Paulo (Foto: Divulgação Greenpeace Brasil) 
Cartaz foi colocado em 100 pontos de ônibus de São Paulo (Foto: Divulgação Greenpeace Brasil)

Nenhum comentário: