terça-feira, 19 de agosto de 2014

Cronometrando... Bonner e Patrícia falaram demais?

Olho Neles cronometrou tempo gasto para perguntas a Aécio, Campos e Dilma; veja o resultado

19/08/14 - 12h29 - O Tempo
Depois da entrevista com a presidente Dilma Rousseff (PT), no "Jornal Nacional", da "TV Globo", internautas se engalfinharam em discussões sobre a qualidade das intervenções tanto dos jornalistas que participaram da sabatina quanto da candidata à reeleição na bancada do telejornal de maior audiência na televisão brasileira.
Em meio a críticas e elogios, predominaram comentários de que os entrevistadores falam demais, fizeram perguntas muito longas e gastaram demasiadamente o tempo de 15 minutos previsto para a conversa. Por conta disso, o blog "Olho Neles" resolveu ver novamente as entrevistas realizadas com os três candidatos à Presidência da República que já foram ao estúdio: Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB), que faleceria um dia depois, e de Dilma Rousseff. Dessa vez, porém, cronometramos a fala dos entrevistadores para saber se houve diferença como alguns internautas alegam.
De fato, nas entrevistas conduzidas pelo JN as perguntas têm sido longas, gastando mais tempo do que em conversas de praxe na televisão brasileira. No entanto, não há grandes diferenças no tempo de fala de William Bonner e Patrícia Poeta, pelo menos no que se refere à comparação das entrevistas de Dilma e Aécio.
Na primeira conversa da série, com o candidato tucano, guardadas as pequenas diferenças que podem ser resultado do tempo de reação para apertar o cronômetro, Bonner e Patrícia falaram por cerca de 5min08s, no papo que durou exatamente 15 minutos, como previsto. Com Dilma, esticaram um pouco mais sua fala, chegando a cerca de 5min25s. No entanto, a entrevista de Dilma estourou o tempo e chegou perto de 15min40s, e com isso ela não falou menos que Aécio, como se chegou a cogitar.
No caso de Eduardo Campos, bancada do JN, o então candidato do PSB ouviu os entrevistadores falarem por 4min37s na entrevista que durou 15min02s.
Em resumo, nas entrevistas do Jornal Nacional, Aécio falou por 9min52s; Dilma falou por 10min15s e Eduardo Campos teve falas que somaram 10min25s.
Ainda há outra discussão: sobre o peso das indagações que foram feitas a cada um. Mas, neste caso, por ser algo subjetivo, é papel de cada eleitor avaliar...

Nenhum comentário: