Frederico Haikal/Hoje em Dia
blindado Guaran
NEGÓCIOS – O blindado Guarani é produzido pela Iveco, na fábrica de Sete Lagoas
A cidade de Contagem está de portas abertas para a indústria da defesa. O município quer atrair para seu complexo industrial fabricantes de peças, equipamentos e tecnologia voltados para atividades militares. Com esse objetivo, foi realizado, nessa sexta-feira (22), um seminário que reuniu autoridades do exército, marinha e aeronáutica com empresários do setor de autopeças, logística, metalmecânica e eletro com objetivo de debater projetos estratégicos para a demanda dos próximos anos.
 
Para Carlin Moura, prefeito de Contagem, a estrutura industrial já consolidada é um diferencial competitivo para o município, que tem expectativa de receber várias empresas do setor.
 
“Estamos muito otimistas com o projeto estratégico de defesa do país, que tem projeção de investimentos de R$ 100 bilhões para os próximos anos. Nosso foco é preparar Contagem para disputar uma fatia desse mercado”, afirma.
 
O general Luiz Felipe Linhares, chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), aprovou o portfólio de empresas já instaladas na região e ressaltou que o seminário é um ótimo ponto de partida.
 
“Percebemos que vários projetos para os quais teríamos que buscar soluções no exterior conseguem ser resolvidos aqui. Esperamos com isso minimizar os custos atuais com equipamentos e ainda contribuir para a melhoria da economia local”, disse.
 
 
Estratégia aprovada
 
Empresas que já estão instaladas no parque industrial da cidade também estão otimistas. Marcos Rocha, gerente de Marketing e Produto da New Holland Construction, comenta que apesar das relações comerciais já estabelecidas com o Exército Brasileiro, a empresa busca novas oportunidades. 
 
“Já oferecemos aos militares tratores de esteiras, retroescavadeiras, motoniveladoras e produtos da nossa linha que só demandam uma pintura camuflada para serem utilizados pelo exército. Desde 2005, temos esse relacionamento e, com essa iniciativa, o contato pode se tornar maior”, completa Rocha. 
 
Para João Marcelo Ratis, diretor de desenvolvimento da Seva Engenharia, um mercado nobre será atraído para a região. 
 
“A indústria de defesa investe muito em pesquisa e inovação. Esse projeto de expansão abre excelentes perspectivas para que empresas de tecnologia tragam novas possibilidades para a indústria local”, avalia. 
 
 
Guarani é exemplo de parceria bem-sucedida
 
Parcerias de empresas da região metropolitana de Belo Horizonte com o Exército Brasileiro já renderam projetos bem sucedidos. É o caso do VBTP-MR Guarani, veículo de guerra blindado, produzido pela Iveco, numa unidade de Veículos de Defesa da fábrica de Sete Lagoas.
 
O veículo conta com sistema de GPS, além de ar condicionado e um mecanismo para detecção e extinção de incêndio. 
 
Para Giovanni D’Ambrosio, diretor industrial da multinacional em Sete Lagoas, o projeto é um marco que coloca o país em posição de destaque internacional. 
 
“Acreditamos que essa região nos dá oportunidades muito boas de expandir nossos negócios”, comenta. 
 
“Na área de defesa é preciso antecipar as necessidades do cliente, saber propor soluções técnicas adequadas. Nós investimos muito em desenvolvimento, estamos prontos para essa expansão industrial e já pensamos em novas versões da família Guarani”, adianta. 
 
Outra novidade apresentada no seminário foi a pá-carregadeira 12D, fabricada pela New Holland Construction. Apesar de não ser produzida com finalidade exclusivamente militar, a máquina também está na lista de produtos fornecidos pela empresa ao Exército Brasileiro. Ao todo, a companhia já forneceu às Forças Armadas mais de 100 produtos, entre escavadeiras e tratores.
 
Já instaladas no parque industrial de Contagem, empresas como a GE, fabricante de materiais médico-hospitalares, a Magneti Marelli, fabricante de componentes para o setor automotivo, a Telecon Sat, empresa de tecnologia digital, a Himoinsa, fabricante de geradores de energia e a Arteq, fabricante de tubos e artefatos de concreto, também demonstraram interesse em participar da estratégia de expansão do parque industrial. 
 
Hoje, a cidade de Contagem tem PIB industrial de R$ 18 bilhões por ano, o terceiro maior do Estado. De acordo com a prefeitura, o município tem projetos para desenvolver, ainda, polos de tecnologia da informação, fármacos, polímeros, logística, além de biotecnologia e nanotecnologia.