terça-feira, 5 de agosto de 2014

Como dizem aqui em Minas: “Eta trem bão, sô!”

A Vale estreou seu novo trem de passageiros, e o conforto e a modernidade surpreenderam as pessoas que embarcaram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas
FOTOS: Jack Zalcman/Carlos Eller
APÓS FAZER várias viagens em um período de testes, o novo trem da Vale iniciou oficialmente as operações com passageiros na ferrovia Vitória a Minas
Ampliar foto
OS NOVOS vagões são planejados para oferecer conforto, praticidade e segurança aos passageiros. O executivo tem capacidade média para 60 passageiros, e os econômicos dispõem de 79 lugares
GOVERNADOR VALADARES -
O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) está de cara nova desde esta terça-feira (5). A empresa Vale, uma das mineradoras mais importantes do mundo, disponibilizou aos passageiros um novo trem com vagões que obedecem a padrões europeus, sendo 56 ao todo, entre eles 10 executivos e 30 de classe econômica. Quem embarcou nesse primeiro dia de circulação do novo trem já pôde conferir as novas instalações e suas funcionalidades. Cada vagão executivo tem capacidade para transportar em média 60 passageiros, e os econômicos dispõem de 79 lugares.
A Vale investiu R$ 80,2 milhões na nova frota. Para o diretor de Operações da EFVM, Carlos Quartieri, o investimento é motivo de orgulho, pois possibilitou mais conforto e segurança aos passageiros. "Disponibilizar o serviço de transporte de passageiros, tornando-o cada vez mais moderno, seguro e confortável para os nossos clientes e para as comunidades ao longo da Vitória a Minas, é um investimento que nos dá uma enorme satisfação e do qual nos orgulhamos muito.”
Na Estação de Valadares, uma novidade, um tanto quanto atrativa e original, chamou a atenção dos passageiros. A Vale colocou uma cabine para que os passageiros pudessem tirar uma foto instantânea  e guardar de recordação. A cabine vai funcionar durante três dias e a expectativa é que em torno de 1.500 pessoas saiam da estação com uma foto de lembrança. Para a foto os passageiros podem utilizar placas que são entregues na hora, com dizeres como “EFVM”; “Novo trem da Vale”, além do símbolo de “joinha”, que geralmente as pessoas fazem com as mãos quando curtem alguma coisa, muito utilizado por internautas nas redes sociais.
Entre as funcionalidades do novo trem, além de ar climatizado, as duas classes, tanto a econômica quanto a executiva, contam com tomadas elétricas individuais nas poltronas, permitindo aos passageiros o carregamento de aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e notebooks. Na classe executiva, as poltronas são mais largas e possuem uma inclinação maior que as da classe econômica, que também permitem mais conforto.
O aposentado Luís Gonzaga, 78, embarcou em Colatina, no Espírito Santo, com destino a Belo Horizonte. Ele conversou com a equipe de reportagem do DIÁRIO DO RIO DOCE em Valadares, durante a parada para o embarque de passageiros. Nesse intervalo de aproximadamente 15 minutos, o aposentado não escondeu a satisfação pela viagem. “O trem está muito melhor, o conforto é indiscutível, e neste calor o ar condicionado ajuda muito. Já era boa, mas agora a nossa viagem está muito mais tranquila”, declarou o aposentado.
O chefe de trem Alex Maciel, do trajeto entre Valadares e Belo Horizonte, declarou que as mudanças são significativas para os funcionários da empresa e para os passageiros. “As  mudanças trazem mais conforto, e a segurança, que já era grande, melhorou ainda mais. O trem é de alta tecnologia, de nível do Primeiro Mundo, com a melhor qualidade e com o melhor atendimento possível. Os passageiros têm a certeza de que viajarão e chegarão ao seu destino com segurança”, declarou Maciel, revelando ainda que novas máquinas para puxar o trem também estão em operação. “Já tínhamos mudado há um tempo, já visando às melhorias. As tecnologias são novas, de ponta, da marca Dash, e vão nos atender muito bem.”
MAIS NOVIDADES
O novo trem também conta com novo carro restaurante, que oferece serviços de refeição completa, com garçons ou lanches rápidos. E a acessibilidade também foi planejada e colocada em prática. Há um carro para cadeirantes, com elevador para cadeiras de rodas e espaços apropriados.
Mais modernos, os banheiros receberam novo layout e tecnologias que priorizam o uso sustentável dos recursos naturais, como a substituição do papel toalha por ar quente para a secagem das mãos. O sistema de descarga é a vácuo, semelhante ao utilizado na indústria da aviação, o que reduz o consumo de água.
Os novos carros também são equipados com monitores de vídeo para oferecer uma opção de entretenimento aos passageiros durante a viagem. Além disso, toda a composição conta com detector de fumaça, aumentando a segurança.
Com tantas melhorias, a expectativa de embarcar no novo trem era a melhor possível para o aposentado José Batista Félix, 80, que faz questão de viajar de trem. Valadarense, “seu” José hoje reside em Rio Piracicaba, cidade próxima a Belo Horizonte. No último dia 29, veio a Valadares para um tratamento de saúde, e hoje embarcou de volta para Rio Piracicaba, trajeto que ele faz cerca de oito vezes por mês. “Ainda não entrei no trem, estou aguardando o embarque, mas estou ansioso. Imagino que deve estar muito melhor do que era, e com certeza vai trazer mais conforto e segurança para nós”, disse o aposentado, enquanto aguardava na fila de embarque para Belo Horizonte.

Leia mais em: http://www.drd.com.br/news.asp?id=50089100054308515787#ixzz39ZLBjYUr

Nenhum comentário: