22/07/2014 15:20 - Atualizado em 22/07/2014 15:20
Lucas Prates/Hoje em Dia/Arquivo
O pilar central que afundou cerca de 6 metros fica bem ao lado dos caminhões que foram esmagados
A construtora Cowan apresentou, nesta terça-feira (22), o resultado da
perícia feita no projeto do viaduto “Batalha dos Guararapes”, que caiu
no último 3 de julho, na avenida Pedro I, em Belo Horizonte. A empresa
informou que foram detectadas falhas de concepção do projeto executivo
feito pela Consol, o que provocou a queda do ramo sul do viaduto. O
documento do projeto avaliado pela construtora foi fornecido pela
Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
Na coletiva, a Construtora Cowan informou que um erro de planejamento
do projeto executivo, que apontava a quantidade de aço que deveria
sustentar o pilar do viaduto, foi a principal causa do desabamento. Com o
erro, um dos pilares afundou, provocando a tragédia.
Assista ao vídeo que mostra como foi processo de construção do viaduto:
22 de Julho de 2014 - Atualizado em 22/07/2014 15:20
Lucas Prates/Hoje em Dia/Arquivo
QUEDA DE VIADUTO NA PEDRO I -
O pilar central que afundou cerca de 6 metros fica bem ao lado dos caminhões que foram esmagados
A construtora Cowan apresentou, nesta terça-feira (22), o resultado da perícia feita no projeto do viaduto “Batalha dos Guararapes”, que caiu no último 3 de julho, na avenida Pedro I, em Belo Horizonte. A empresa informou que foram detectadas falhas de concepção do projeto executivo feito pela Consol, o que provocou a queda do ramo sul do viaduto. O documento do projeto avaliado pela construtora foi fornecido pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
Na coletiva, a Construtora Cowan informou que um erro de planejamento do projeto executivo, que apontava a quantidade de aço que deveria sustentar o pilar do viaduto, foi a principal causa do desabamento. Com o erro, um dos pilares afundou, provocando a tragédia.
Assista ao vídeo que mostra como foi processo de construção do viaduto:
Veja a animação de como se deu a ruptura e queda da estrutura na Pedro I:
De acordo com relatório apresentado pelo diretor da Cowan, José Paulo Toller Motta, pelo calculista da Enescil Engenharia, Catão Francisco Ribeiro, e pelo perito e engenheiro Eduardo Vaz de Mello, membro efetivo do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia-Mineiro (IBAPE/MG) e membro titular da Associação dos Peritos Judiciais de Minas Gerais (ASPEJUDI/MG), o projeto foi feito com um décimo da quantidade de aço que deveria ser utilizada para suportar o peso da construção.
"O bloco foi dimensionado com um décimo do aço que deveria ter para equilibrar o peso do pilar e do viaduto sobre as estacas. Como não tinha esse aço, o peso se acumulou sobre duas estacas que ficavam bem nas laterais do pilar", afirmou Ribeiro.
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