terça-feira, 15 de julho de 2014

Vera Cíntia Álvarez: Estrangeiros "esperavam um país selvagem"

14/07/2014 09h00 - Atualizado em 14/07/2014 12h23
DIPLOMÁTICA  Vera em Brasília. Ela diz que a limpeza da cidade foi elogiada (Foto: Reprodução)
A embaixadora Vera Cíntia Álvarez, ministra da Coordenação Geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Itamaraty, foi considerada um dos trunfos do Ministério das Relações Exteriores na recepção recorde de chefes de estado - mais de 30 - durante a Copa. "Independente das críticas que surgiram, e que também vão surgir com os Jogos Olímpicos de 2016, o país sai ganhando. Aumentamos o PIB, desde o pipoqueiro da esquina à rede hoteleira", diz ela.
Que balanço faz da Copa?
O país recebeu bem os turistas e a imprensa internacional viu isso. Eu mesma recebi três ingleses em casa, amigos da minha filha, e eles ficaram encantados. O evento deu certo. Todos os jogos foram bem organizados, conseguimos entregar os estádios e aeroportos. Muita gente criticou o slogan 'a Copa das Copas', mas é isso que se tornou. Foi uma das melhores, senão a melhor Copa dos últimos tempos. Como diplomata, essa foi a nossa função: agradar do príncipe Harry ao humilde torcedor.
A imagem do país melhorou?
Houve, sim, um upgrade da imagem no ponto de vista exterior. As pessoas esperavam um país selvagem, com gente matando pelas ruas, mas encontraram um povo muito caloroso nas festas, bares, com tudo funcionando. Brasília está sendo elogiada pela limpeza.

O que ouviu dos chefes de estado?
Todos foram unânimes em agradecer o privilégio de terem estado aqui. Os estádios estão num nível de excelência muito grande, o público estava perto do campo e você sabia exatamente seu lugar, como numa ópera. Ouvi críticas quanto ao despreparo para a venda de alimentos, mas superamos.
Algum benefício extra?
Assisti ao jogo da Nigéria contra França em Brasília e encontrei a ministra do esporte francesa, que demonstrou interesse em aprender conosco a produzir mega eventos. Já assinamos o acordo.

Nenhum comentário: