domingo, 20 de julho de 2014

Staff de campanha define vitória ou derrota nas urnas

20/07/2014 09:56 - Atualizado em 20/07/2014 09:56

Amália Goulart - Hoje em Dia



Dida Sampaio/Estadão Conteúdo e Evaristo Sa/AFP
Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT)
Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT)
Os brasileiros ainda não sabem quem será o próximo presidente da República, mas já têm uma ideia de como poderá ser a nova gestão. Isso porque os candidatos ao Palácio do Planalto definiram os principais nomes que irão encabeçar as propostas para uma futura administração e as estratégias para se chegar lá. É o staff de campanha que diz o que pensam e o que pretendem fazer os postulantes ao maior cargo Executivo do país.
A presidente Dilma Rousseff (PT) escolheu auxiliares mais próximos do Planalto e petistas com histórico em campanhas para auxiliá-la na corrida.
O senador Aécio Neves (PSDB), oposicionista, também recorreu a tucanos de alta pluma para compor o staff. Ele é auxiliado ainda por empresários.
O coordenador-geral da campanha à reeleição de Dilma é Rui Falcão, presidente nacional do PT. Mas o nome pode ser trocado. Petistas pressionam para que o ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, assuma o cargo. Ele pode ter ainda a ajuda de Gilberto Carvalho (PT), que também deve deixar o governo.
O nome predileto da petista, dentre aqueles que já integram o comitê, é o do marqueteiro João Santana. O publicitário aconselha a presidente desde a eleição de 2010. Santana já ajudou a eleger seis presidentes. Além de Dilma, foi marqueteiro de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de estrangeiros como Hugo Chávez/Nicolás Maduro (Venezuela).
Dentro do Planalto, é consenso entre os ministros que Dilma confia em poucas pessoas. E o seleto grupo de “amigos” da presidente certamente estará na campanha. Além de Santana – e possivelmente Mercadante – a petista escolheu Giles Azevedo (ex-assessor especial da Presidência) para comandar a agenda e Alessandro Teixeira (ex-secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) para o programa de Governo.
Com uma equipe composta por ex-auxiliares do Planalto, a presidente mostra que pretende dar continuidade à gestão, segundo petistas, com avanços. “Temos a preocupação de que algumas mudanças são necessárias: uma força ainda mais sólida na saúde e educação, e mantendo o carro-chefe do governo, que é o ‘Minha Casa, Minha Vida’, e os programas sociais”, afirmou o deputado federal Miguel Corrêa Júnior (PT).
Adversário da presidente, o tucano Aécio Neves levou o ex-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), para elaborar as principais diretrizes do programa de Governo. O trabalho terá continuidade com o ex-deputado federal Arnaldo Madeira. A escolha da equipe política de Aécio levou em conta indicações de Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin e José Serra. Todos integrantes da cúpula do partido. A intenção foi atraí-los para a empreitada e ganhar a simpatia dos paulistas, afinal, São Paulo é o maior colégio eleitoral do país.
A estratégia de marketing fica a cargo de Paulo Vasconcelos. O publicitário fez as duas campanhas vitoriosas de Aécio ao governo de Minas (2002 e 2006). “Tem que ter o perfil e tem que ter a disponibilidade porque exige muito, campanha é um trabalho muito complexo e que tem uma dimensão política e gerencial”, afirmou o deputado federal Marcus Pestana (PSDB).
Candidatos estaduais repetem a estratégia
Se na corrida presidencial Dilma Rousseff (PT) escalou auxiliares que fizeram parte de seu governo para comandar a campanha, em Minas Gerais, o candidato do PSDB ao Palácio Tiradentes, Pimenta da Veiga, utiliza do mesmo expediente. Todos os integrantes do staff fizeram parte da gestão tucana.
Quem comandará a empreitada serão os ex-secretários Alexandre Silveira, Nárcio Rodrigues e Danilo de Castro. Esse último deixou a secretaria de Governo há cerca de uma semana para assumir a coordenação política da campanha. Danilo será responsável pelas ações junto a prefeitos, vereadores e deputados.
Em função de sua experiência em pleitos anteriores, Alexandre Silveira vai responder pela coordenação executiva da campanha tucana. Também conhece a Região Metropolitana de Belo Horizonte (foi secretário da pasta que cuida das questões afins) e tem bom desempenho no Vale do Aço, no Leste mineiro, seu reduto eleitoral.
Para o programa de governo, o escolhido foi Paulo Paiva. Ele foi ex-ministro do Trabalho de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e também integrou o Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O marqueteiro será Cacá Moreno, que atendeu à Câmara Municipal e fez a campanha de Marcio Lacerda à Prefeitura de Belo Horizonte em 2012.
“Há uma grande identificação com a estratégia implantada nestes anos pelo PSDB. Vamos colocar esta perspectiva da continuidade com ousadia e inovação”, afirmou o deputado federal Marcus Pestana.
O petista Fernando Pimentel também optou por ex-colaboradores para compor a equipe. Com a proposta de mudança de políticas públicas e de gestão, colocou à frente da campanha os deputados federais Odair Cunha, Miguel Corrêa Júnior, Reginaldo Lopes e Gabriel Guimarães.
O ex-secretário do Ministério da Saúde e também ex-secretário de Saúde de Belo Horizonte, Helvécio Magalhães, divide a formulação do programa de Governo com Jorge Nahas, responsável pela área social da administração de Pimentel quando prefeito da capital.
“Nosso grande diferencial é a construção do plano de governo. Procuramos ouvir o Estado e especialistas dos setores. Demos atenção especial aos reitores das universidades para acrescentar suas ideias e vamos apresentar o programa de governo mais consistente que Minas já viu”, disse Miguel Corrêa.
O marqueteiro de Pimentel é Chico Mendes. O publicitário trabalhou com Renato Pereira na elaboração do primeiro slogan pré-campanha do senador Aécio Neves (PSDB), o “Vamos conversa?”. Por divergências internas, Mendes e Pereira deixaram o staff de Aécio em dezembro do ano passado. E Mendes desembarcou em Minas para ajudar o adversário do tucano no pleito estadual.
Para a arrecadação da campanha, Pimentel chamou o ex-procurador da Prefeitura, Marco Antônio Teixeira. O jurídico será comandado pelo escritório de Guilherme Rodrigues.
 

Nenhum comentário: