quinta-feira, 17 de julho de 2014

Santo Antônio do Monte e outros 797 municípios não têm unidades do Corpo de Bombeiros

por Editoria de web em Jornalismo / Atualizado

Santo Antônio do Monte, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, está entre os 798 municípios de Minas Gerais que não têm batalhão, pelotões ou companhias do Corpo de Bombeiros. Tradicional por fabricar fogos de artifício, a cidade do Centro-Oeste mineiro virou manchete nacional nessa terça-feira, após uma fábrica de fogos explodir e matar quatro funcionárias.
Leia também: Fábrica de fogos onde quatro morreram tem documentação em dia
O acidente reacende a discussão sobre a presença do Corpo de Bombeiros em mais municípios do estado. Atualmente, a corporação está em apenas 55 das 853 cidades existentes em Minas Gerais. No caso de Santo Antônio do Monte, o atendimento é feito pela unidade de Divinópolis, que fica 65 KM de distância.

“A fábrica já tinha recebido uma vistoria do Corpo de Bombeiros. Era uma fábrica que  estava regular em relação à documentação de segurança contra incêndio e pânico. Ela recebeu a vistoria e tinha o alvará do Corpo de Bombeiros até o ano de 2016, além de autorização de outros órgãos”, disse o capitão Frederico Pascoal, chefe da assessoria de comunicação da corporação.

Na avaliação do capitão, a falta de uma unidade em Santo Antônio do Monte não retardou o trabalho de resgate no acidente deste terça. “ O tempo de chegada das viaturas foi bastante rápido. Porém, infelizmente, devido à gravidade do acidente não foi possível prestar um socorro maior às vítimas”, explicou.

Sobre a presença da corporação em mais cidades de minas, o capitão informou que o processo de expansão está ocorrendo, mas é lento e gradativo. “Nossa meta é estar presente em todas as cidades com população superior a 30 mil habitantes (110 cidades). É um processo de expansão lento, gradativo mas que está acontecendo. 

Nenhum comentário: